/

No Dia do Livro, separamos duas opções de bibliotecas aqui na cidade para você visitar

1 min de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, o Dia do Livro é comemorado no dia 29 de outubro. Desde a sua invenção, o livro tem papel fundamental na sociedade e é de grande importância para o crescimento intelectual do indivíduo. Ao praticar a leitura, o ser humano estimula a imaginação, o senso crítico e ainda melhora o vocabulário.

Mesmo com o avanço da tecnologia e a criação dos e-books (formatos digitais), o livro ainda não é algo acessível para todos. No entanto, em Aparecida do Taboado existem duas bibliotecas abertas ao público que possibilitam o acesso à leitura de forma gratuita.

No Dia do Livro, separamos duas opções de bibliotecas aqui na cidade para você visitar

O Projeto Sesi Indústria do Conhecimento é um centro multimeios que está no município desde 2010 promovendo o acesso à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e de pesquisa, disponibilizando centenas de livros, mais de 500 DVD’s e CD’s, além de internet à comunidade aparecidense.

Para Maria Regina Lacerda, uma das monitoras da Biblioteca do Sesi, o projeto é de extrema importância para o município, pois é um espaço voltado para ampliar e desenvolver o conhecimento, “esse ambiente aqui auxilia bastante principalmente quem não tem acesso à internet. Muitas crianças da zona rural passam o dia aqui fazendo trabalhos escolares ou lendo histórias, e sinto que isso faz diferença na vida delas”, comentou.

Além do espaço aberto ao público, a Biblioteca do Sesi possui parcerias com instituições de Aparecida do Taboado, como a APAE e o Instituto Promocional Dom Afonso Maria Fusco, onde os alunos vivenciam uma programação especial, de acordo com suas necessidades. Existem aulas de reforço, caligrafia, a “hora do conto” e a cinemateca. Porém, todas essas atividades estão suspensas desde março em razão da pandemia do novo coronavírus – que já atingiu mais de 900 pessoas no município – e ainda não tem previsão para o retorno.

No Dia do Livro, separamos duas opções de bibliotecas aqui na cidade para você visitar

Já a Biblioteca Pública Municipal ‘Washington Rodrigues de Mello’, fundada em 1976 e reformada em 2006, possui mais de 15 mil exemplares de livros para todas as idades e de todos os gêneros.

Segundo a bibliotecária Sonia Aparecida Ferrarezi, só é necessário fazer um cadastro para ter acesso aos livros, “você pode ficar com o livro por uma semana em casa e, depois, pode renovar mais uma vez caso não consiga ler neste período”, explica Sonia.

Durante a quarentena, o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal é das 08h às 12h. Vale a pena visitar esses locais e se encantar com a magia da literatura. Incentive a leitura!

No Dia do Livro, separamos duas opções de bibliotecas aqui na cidade para você visitar

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog