/

‘O Segredo do Grão’ será revelado por especialista nesta sexta-feira

1 min de leitura

A obra que tem como título “O segredo do grão: o comércio de commodities agrícolas” foi apresentada nesta quinta-feira (23), pelo autor, engenheiro agrônomo, Marcos Araújo ao presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito. “O material é resultado de anos de pesquisa no setor e todo conteúdo que envolva pesquisa e que acrescente na atividade do produtor rural sul-mato-grossense é uma iniciativa validada pelo Sistema Famasul”, ressalta o presidente.

O lançamento do livro está marcado para sexta-feira (24), às 8h, na Uniderp Agrárias. A obra reúne informações importantes sobre composição de preço, mercado de derivativos, métodos de comercialização, mecanismos de negociação e custo de reposição, que ajudarão o produtor rural a compreender o melhor momento de vender o seu produto.

Para o autor, a comercialização é tão importante quanto o período de produção, pois é o resultado financeiro que determina a permanência do empresário rural na atividade. “Entre as alternativas de negociação que o produtor, o cerealista, a indústria esmagadora e o exportador possuem está no basis, também chamado como premium no Brasil, que é a diferença de preços entre o mercado físico e o do contrato futuro na bolsa de mercadorias”, explica Araujo.

No livro, o especialista ainda orienta sobre análise do valor de venda praticado em cada região do país. “Quando o preço da commodity começa a subir, muitos produtores tendem a esperar e não aproveitam o momento certo para a venda. É pela falta de conhecimento que perdem oportunidades lucrativas”, acrescenta. A apresentação de Araújo ainda realizará esclarecimentos sobre as formas de comercialização de grãos back-to-back, especulação e arbitragem, utilizadas pelos compradores.

O campo-grandense, formado em Agronomia e acumula mais de 13 anos de atuação no agronegócio brasileiro e no mercado financeiro internacional e, atualmente, reside em Curitiba/PR. Em Mato Grosso do Sul, o profissional compartilhará com universitários, professores, profissionais e pesquisadores do setor um compilado de conhecimentos e experiências. A obra levou três anos para ser lançada.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog