/

Pocotáxi: Iniciativa visa proteger os animais utilizados no transporte de cargas urbanas

1 min de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Após um evento ocorrido entre a Polícia Militar Ambiental e um proprietário de uma carroça de tração animal, envolvendo o apoio técnico da Médica Veterinária Dra. Leila Mussi, foi criado no município um projeto que tem a finalidade de cuidar dos animais que são utilizados para a realização de frete.

A ideia surgiu do Cido, funcionário de uma fazenda vizinha da veterinária Leila, que ao saber da proposta, abraçou a causa e propôs o projeto para a Polícia Ambiental.

A iniciativa ‘Pocotáxi’ divulgará o contato (número de celular) nas redes socias, rádios e jornais dos carroceiros que se comprometerem a cuidar dos equinos e os deixarem soltos enquanto não realizam o frete.

Ou seja, o animal permanece descansando, comendo, bebendo água e somente é arreado após a chamada via celular. Outra vantagem é que o carroceiro pode manter outra atividade, ou até mesmo descansar, enquanto não há demanda de frete.

O carroceiro envolvido primeiramente foi o sr. Dito Carroceiro e na sequência, o Sr. Zé Carroceiro que também aderiu ao Pocotáxi.

De acordo com Leila, a aceitação da proposta foi imediata pelos dois carroceiros, “falta apenas conversar com um carroceiro da cidade que permanece perto do cartório do Ubá e temos a expectativa de um aceite por ele também”, disse.

Ao Costa Leste News, a veterinária disse já se reuniu com o vereador Ber Galter, juntamente com representantes da sociedade envolvida na causa animal, e propuseram a criação de uma lei que não permita mais o uso de carrinhos de tração animal para uso urbano.

Sabendo da existência de apenas três pessoas que realizam este trabalho no município, a intenção é que não aumente o número de carroceiros. “Essa lei deverá promover um cadastro da existência atual de apenas desses três carroceiros e que não haja mais inscrições futuras, com base na lei da proibição” declarou Leila.

Ela ainda chamou atenção para a causa animal e pediu apoio para a nova gestão municipal, “contamos não só com o apoio do gestor municipal, mas também dos vereadores para que haja conscientização da importância da causa animal”, finalizou.

Para realizar denúncias de maus tratos a animais, acione a Polícia Militar através do número (67) 9991-8640.

Os celulares dos Pocotáxis são:
(67) 9 8100-8763 – DITO DO POCOTAXI
(67) 9 8104-8868 – ZÉ DO POCOTAXI

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog