/

População aparecidense já sofre com incêndios em terrenos baldios

1 min de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – O período de estiagem ainda não começou, mas a população já convive com as queimadas em terrenos baldios. Na tarde desta terça-feira (22/03), o Costa Leste News registrou incêndio em um terreno nas imediações do complexo da SANESUL com labaredas e muita fumaça.

O Corpo de Bombeiros compareceu ao local para conter as chamas com a utilização de um caminhão pipa e evitar que o fogo chegasse até as residências da região.

Vale lembrar que atear fogo em terrenos baldios é crime ambiental passível de multa. Até mesmo pessoas que colocam fogo para “limpar lixo” podem ser punidas.

A Lei de Crimes Ambientais prevê que a multa seja aplicada mesmo se a queima ocorrer em propriedades particulares. A justificativa é que o crime de poluição coloca em risco a saúde humana e a segurança dos animais, além de destruir a flora.

Os riscos das queimadas urbanas são imprevisíveis, já que o fogo pode fugir do controle do autor e atingir casas e prédios, além de atrapalhar o trânsito e ocasionar graves acidentes.

No Estado, a fiscalização das queimadas urbanas é feita pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em parceria com as prefeituras municipais. A população pode contribuir fazendo denúncias pelos telefones 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).

Em Aparecida do Taboado, com a entrada em vigor do Código de Posto, que já está exigindo a limpeza dos terrenos, a expectativa é de que essas ocorrências sejam reduzidas.

Gostaria de nos sugerir alguma pauta? Nos mandem mensagem no número do nosso WhatsApp.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog