/

População se manifesta e Prefeitura decide manter árvore no meio de via pública

1 min de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Um fato curioso repercutiu bastante nas redes sociais esta semana. Uma grande árvore no meio de uma via pública, que está prestes a ser asfaltada no Jardim Félix, ganhou apoio de populares e será mantida pela Prefeitura.

Quem passar pela Alameda Girassol vai dar de cara com uma árvore no meio da rua. Mas tudo bem, a decisão foi tomada para preservar um pé de Mirindiba, também chamado de Mirindiba-boca-boa, que está há muitos anos no local e faz parte da história dos moradores do bairro. Não se sabe ao certo quantos anos têm a árvore, mas ela é muito conhecida por aqueles que têm um pé na zona rural, principalmente pelos seus efeitos medicinais.

No bairro, foram anos de espera pela pavimentação, mas quando as obras começaram os moradores ficaram preocupados com a possibilidade de a árvore ser derrubada. A causa ganhou um movimento grande nas redes sociais e Antônia Calábio defendeu: “Por favor, a árvore fica. Se puder façam um canteiro e planta flores. Minha infância, esconderijo do sol pra quem anda a pé e de bicicleta”, escreveu ela em favor da árvore.

O município informou que o pé de Mirindiba está bem no meio da via e, por isso, não traria prejuízos ao trânsito. “Percebemos o sentimento de carinho da comunidade com a árvore e depois de avaliações técnicas decidimos deixa-la no local onde a natureza a plantou”, disse o secretário de Obras, Cairo Cardoso, acrescentando que até as sarjetas foram alteradas para garantir a mobilidade.

Para dar mais segurança ao local, além de proteger a árvore, uma ilha de concreto também será instalada ao redor do pé de Mirindiba. A prefeitura ainda afirmou que vai instalar sinalização horizontal e vertical para evitar acidentes. Além de embelezar a via e atender pedido da população, Cairo disse que a decisão visa incentivar a preservação do meio ambiente, sendo as árvores fundamentais para o ecossistema do planeta.

Esse não é um caso isolado no país, em Araguaína e Paraíso do Tocantins, ambas no Estado do Tocantins, pés de Pequi e de Cajá (respectivamente) também foram preservados no meio de vias públicas, mostrando que é possível aliar progresso e preservação ambiental.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog