/

?Prazo para cadastramento biométrico termina hoje e Cartório Eleitoral está lotado

2 minutos de leitura

       Aparecida do Taboado (MS) – O prazo para efetuar o recadastramento do título de eleitor e fazer a biometria termina hoje, dia 7 de junho, em Aparecida do Taboado. Segundo informações do Cartório Eleitoral, até o início de quinta-feira (6) 23,5% dos eleitores ainda não tinham regularizado a situação e boa parte deverá ter o título cancelado. O número representa 4.384 eleitores.

      Aparecida do Taboado tinha 18.149 eleitores até o início do recadastramento, mas este número subiu para 18.633. No entanto, até a última atualização do sistema (quarta-feira-5/6), apenas 76,47% já havia efetuado a biometria, que passa a ser obrigatória no município. O número corresponde a 14.249 eleitores.

      O chefe do cartório local, José Klécius, estima que cerca de 4 mil inscrições sejam canceladas no município, fazendo Aparecida do Taboado voltar 18 anos no tempo, apresentando o mesmo patamar de eleitores que tinha em 2001, “o impacto é muito grande e representa uma perca entre 22% e 25% no número de eleitores do município. Se considerarmos votos nulos e brancos, é muito grande o impacto”, disse. Segundo ele, esta previsão é baseada ante o lapso de tempo faltante para o encerramento do prazo e a capacidade de atendimento do cartório eleitoral juntada a falta de interesse do eleitor, que teve 2 anos para regularizar sua situação.

      O chefe do cartório local, José Klécius, voltou a ressaltar que o cidadão que deixar de realizar a coleta biométrica terá o título cancelado e o CPF suspenso, podendo sofrer consequências negativas como realizar concursos públicos, empréstimos bancários, retirar passaporte, perda de benefícios sociais como o Bolsa Família, entre outros, “os transtornos são enormes para os eleitores que deixarem de realizar o recadastramento biométrico. Mas acredito que a maior perda é não poder exercer o direito de escolher seus representantes. Essa ação é primordial para a mudança do Brasil, do nosso Estado e da nossa cidade, uma vez que o voto consciente é feito com a consciência de que foi feita a escolha adequada”, reiterou.

      O recadastramento termina nesta sexta-feira e está sendo feito das 7h às 13h (horário oficial do Estado), no Cartório Eleitoral, situado à rua Mato Grosso do Sul, 3881 – Jardim Brandini, ao lado do Fórum. O limite de atendimento, desde o dia 27, são 300 pessoas por dia com base na portaria nº02/2019 do TER-MS, baixada pela juíza da 24ª Zona Eleitoral, Dra. Kelly Gaspar Duarte Neves.

 

HOJE

      Quem deixou para a última hora amanheceu na fila hoje. Centenas de pessoas aguardam atendimento na porta do Cartório Eleitoral e a fila passava de 500m por volta das 7h. Teve gente que chegou às 5h da manhã para não ter o título cancelado.

      No entanto, o limite de atendimento, desde o dia 27 de maio, tem sido de 300 pessoas por dia com base na portaria nº02/2019 do TER-MS, baixada pela juíza da 24ª Zona Eleitoral, Dra. Kelly Gaspar Duarte Neves.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog