/

Prefeitura de Paranaíba assina termo de cooperação com UFMS para implantação do curso de Medicina Veterinária

3 minutos de leitura

Na última terça-feira, 4, a UFMS e a Prefeitura Municipal de Paranaíba assinaram um acordo de cooperação para a execução de benfeitorias na Fazenda Escola e no Campus de Paranaíba (Cpar), necessárias para a implantação do curso de Medicina Veterinária.

O prefeito Maycol Queiroz destacou os investimentos e os esforços conjuntos para a implantação do curso da atual administração. “Para as coisas acontecerem é preciso recursos financeiros. E aqui vamos aplicar recursos próprios da prefeitura. A área que conseguimos em Paranaíba tem 20 alqueires e fica apenas a cinco quilômetros do câmpus. Isso foi fruto de um acordo político com empresários que deu certo. Também destaco o trabalho do reitor Marcelo Turine, o presidente da Fiems Sérgio Longen, o deputado estadual Paulo Correa e os deputados federais Beto Pereira e Dagoberto Pereira em nome de toda a bancada federal do estado que está nos ajudando. Além do governador do Estado Reinaldo Azambuja. Essa conquista não tem preço!”, comentou.

 “Esse é mais um momento de celebração. O curso de Medicina Veterinária é um esforço de muitas pessoas, de parceiros que acreditam na contribuição da educação e da ciência para o desenvolvimento do nosso estado. A Universidade recebeu o desafio de implantar o curso, nesse momento no qual há uma conjunção de instituições em torno disso. Agradecemos pela confiança da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), da prefeitura e câmara, ao governo do estado e nossa bancada estadual e federal”, falou o reitor Marcelo Turine.
“É um momento importante para a história do Câmpus de Paranaíba. O curso de Medicina Veterinária é fruto da luta de muita gente. Não dependemos somente de nossas forças, mas do apoio dos poderes executivo e legislativo para que as coisas aconteçam. Estamos recebendo de forma definitiva e concreta, hoje, o apoio da prefeitura. Penso que esse seja o ponta-pé para a concretização do sonho”, afirmou o diretor Wesley Ricardo de Souza Freitas.

Com a palavra o presidente da Câmara Municipal Edmar Pires da Silva Junior. Ele disse que “esse é um dia feliz, pois é uma luta de muitos anos. O poder legislativo é parceiro e irá ajudar no que for possível”. 

Paulo Corrêa, presidente da Assembleia Legislativa, reforçou que “a vontade política do prefeito e dos vereadores foi determinante nesse processo. O presidente da Fiems disse que os contêineres já estão disponíveis. Estou muito feliz e quero registrar que essa é uma batalha grande, pois a infraestrutura necessária para o curso é cara. Falo em nome de todos os deputados estaduais: a Assembleia Legislativa é parceira neste projeto”.

Em seu discurso, o reitor também agradeceu a parceria com o Ministério da Educação. “Estamos trabalhando agora na aprovação dos códigos de vagas para a contratação dos professores. Já tivemos a liberação de R$ 10 milhões conquistados pela bancada federal. Junto à Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura já estamos trabalhando nos processos licitatórios para compra dos equipamentos”. A vice-reitora Camila Ítavo lembrou que, atualmente, o Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez) é o terceiro do país em termos de infraestrutura. “Os estudantes de Paranaíba poderão fazer atividades práticas no Hospital de Campo Grande, em regime de internato em uma das melhores infraestruturas do Brasil”, destacou.

A cerimônia foi realizada na Sala de Atos da Reitoria com a presença também dos vereadores Andrew Robalinho, Jair Fernandes da Silveira, Lúcio Antônio de Freitas, Marcos Henrique de Camargo Silva, Paulo Borges Belvilaqua, o secretário de Governo de Paranaíba Deoclécio Pereira e o auditor fiscal Vitor Hugo de Almeida. Da UFMS participaram também os pró-reitores de Administração e infraestrutura Augusto Malheiros e de Planejamento, Orçamento e Finanças Dulce Tristão, os diretores das agências de Internacionalização e Inovação Saulo Gomes, de Educação Digital e a Distância Hércules Sandim, de Tecnologia da Informação e Comunicação Luciano Gonda, de Avaliação Institucional Caroline Spanhol e de Desenvolvimento Sutentável Leonardo Chaves, a ex-diretora do Cpar Andréia Cristina Ribeiro, o auditor interno da UFMS André Brites, além de servidores.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog