/

Prefeitura de Selvíria discute certificação de produtos de origem animal por meio do SISBI

1 min de leitura

A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Assuntos Fundiários e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, está discutindo a possibilidade de certificar produtos de origem animal por meio do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A certificação de produtos de origem animal, como carne, leite e derivados, atesta a qualidade, e abre caminhos para que eles possam ser comercializados em todo o país, fomentando a agropecuária e economia local. 

Na manhã desta segunda (21), na Prefeitura, o prefeito do município, José Fernando reuniu-se com a consultora Leila Mussi, que é ex-auditora fiscal do Ministério da Agricultura, com experiência em inspeção de produtos de origem animal. Também participaram o secretário de Agricultura, Pecuária e Assuntos Fundiários Reginaldo Favareto, o diretor de Desenvolvimento Econômico Adelson Alberto dos Santos, a veterinária Cinthya dos Santos Queiroz e o empresário José Leonardo, da Central Boi Gordo.

Na reunião, a Prefeitura informou que tem interesse em certificar o que é produzido em Selvíria, pois isso atesta a qualidade da produção local. “Vamos discutir com os empresários do setor, para verificar se há interesse na certificação do que eles produzem. Se houver, daremos todo o apoio por meio da Administração”, disse o secretário Reginaldo.
 
Certificação “SISBI”
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
 
Certificação “SIM”
Desde fevereiro deste ano, o Cidecol (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste) está apto a executar o livre comércio de produtos de origem animal dentro do território do consórcio em Mato Grosso do Sul, com base no decreto 10.032/2019, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com o novo decreto, os consórcios públicos municipais em todo país poderão comercializar os produtos dentro dos municípios consorciados, sendo Selvíria um deles.  A medida prevista no decreto, atende uma antiga demanda local, e possibilita uma ampliação no mercado, principalmente para os pequenos produtores rurais, garantindo também mais agilidade e facilidade para a comercialização dos produtos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog