/

Prefeitura de Selvíria recupera nascentes em assentamentos

2 minutos de leitura

A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, vem desenvolvendo um projeto de recuperação de nascentes, que vem ganhando repercussão nacional e internacional. A meta é recuperar boa parte delas ainda este ano. O Projeto tem o acompanhamento direto de Valticinez Barboza Santiago (coordenador ambiental e idealizador do projeto), também de Ilson Barreti (assessor técnico) e prefeito José Fernando Barbosa dos Santos.

O trabalho começou pelos assentamentos Alecrim, Canoas e São Joaquim, onde já foram recuperadas neste ano sete nascentes. “O primeiro passo foi fazer um levantamento de quantas nascentes existiam em Selvíria. Este trabalho será realizado em todo o município, mas, inicialmente, o foco é nos assentamentos”, disse Valticinez.

No assentamento Canoas, seis nascentes já foram recuperadas, em um trabalho conjunto entre a Prefeitura, Governo do Estado, assentados e iniciativa privada. Uma outra também foi recuperada no assentamento Alecrim.

A recuperação consiste na identificação do ciclo d’água (bacia), a construção de curvas em níveis, para evitar o assoreamento do leito da nascente, o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas e o cercamento do local, para evitar a aproximação de animais de grande porte. “A erosão é um dos principais problemas identificados, pois provoca o assoreamento o que, consequentemente, diminui a quantidade de água ao longo do caminho. E fazemos essa contenção usando árvores nativas e frutíferas, com o objetivo de beneficiar a fauna local, já que a região possui forte presença da cultura do eucalipto”, explica Valticinez

O projeto não consiste apenas na recuperação inicial, com a construção das curvas de nível, cercamento do local e plantio de mudas. É feito, também, um acompanhamento posterior, para saber, por exemplo, se as mudas estão crescendo e, se necessário, novas são plantadas.

Valticinez afirma que o objetivo principal do projeto é evitar que, no futuro, a falta d’água venha prejudicar o consumo humano, mas também atividades econômicas importantes para o Município, como agricultura, pecuária e piscicultura. “O objetivo é evitar a escassez de água. As nascentes estavam sumindo, os córregos secando. E esse projeto quer reverter isso. Garantindo a sobrevivência das nascentes, garantimos água ao longo do curso”, afirmou Santiago.

“Temos acompanhado de perto, esse importante e bonito trabalho do Projeto Adote uma Nascente, ao qual podemos ver o engajamento e envolvimento da equipe de Meio Ambiente e Turismo em ações em prol a recuperação das nascentes de nosso município. Já há notáveis resultados, e o projeto tem total apoio da Administração Municipal”, disse o prefeito José Fernando.

Projeto Reconhecido
O projeto vem sendo reconhecido e destacando o nome de Selvíria em todo o Mato Grosso do Sul, no país e até internacionalmente. Ele já foi apresentado com destaque no 5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, realizado em Manaus/AM, e no 2º Congresso Nacional de Prefeitos, realizado em São Paulo/SP, onde foi um dos finalistas do prêmio Gestor do Ano em Boas Práticas na Gestão Pública.

O projeto também foi contemplado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Produção Agrícola Familiar (SEMAGRO), com um veículo 0 km no valor de R$ 180 mil.

A Prefeitura por meio da coordenação do projeto e prefeito, estão também negociando parcerias internacionais, o que pode render mais recursos para o projeto.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog