Prefeitura de Selvíria recupera nascentes em assentamentos
Governo Municipal

Prefeitura de Selvíria recupera nascentes em assentamentos

Assessoria de Impresa
11/07/2020
132

A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, vem desenvolvendo um projeto de recuperação de nascentes, que vem ganhando repercussão nacional e internacional. A meta é recuperar boa parte delas ainda este ano. O Projeto tem o acompanhamento direto de Valticinez Barboza Santiago (coordenador ambiental e idealizador do projeto), também de Ilson Barreti (assessor técnico) e prefeito José Fernando Barbosa dos Santos.

O trabalho começou pelos assentamentos Alecrim, Canoas e São Joaquim, onde já foram recuperadas neste ano sete nascentes. “O primeiro passo foi fazer um levantamento de quantas nascentes existiam em Selvíria. Este trabalho será realizado em todo o município, mas, inicialmente, o foco é nos assentamentos”, disse Valticinez.

No assentamento Canoas, seis nascentes já foram recuperadas, em um trabalho conjunto entre a Prefeitura, Governo do Estado, assentados e iniciativa privada. Uma outra também foi recuperada no assentamento Alecrim.

A recuperação consiste na identificação do ciclo d’água (bacia), a construção de curvas em níveis, para evitar o assoreamento do leito da nascente, o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas e o cercamento do local, para evitar a aproximação de animais de grande porte. “A erosão é um dos principais problemas identificados, pois provoca o assoreamento o que, consequentemente, diminui a quantidade de água ao longo do caminho. E fazemos essa contenção usando árvores nativas e frutíferas, com o objetivo de beneficiar a fauna local, já que a região possui forte presença da cultura do eucalipto”, explica Valticinez

O projeto não consiste apenas na recuperação inicial, com a construção das curvas de nível, cercamento do local e plantio de mudas. É feito, também, um acompanhamento posterior, para saber, por exemplo, se as mudas estão crescendo e, se necessário, novas são plantadas.

Valticinez afirma que o objetivo principal do projeto é evitar que, no futuro, a falta d’água venha prejudicar o consumo humano, mas também atividades econômicas importantes para o Município, como agricultura, pecuária e piscicultura. “O objetivo é evitar a escassez de água. As nascentes estavam sumindo, os córregos secando. E esse projeto quer reverter isso. Garantindo a sobrevivência das nascentes, garantimos água ao longo do curso”, afirmou Santiago.

“Temos acompanhado de perto, esse importante e bonito trabalho do Projeto Adote uma Nascente, ao qual podemos ver o engajamento e envolvimento da equipe de Meio Ambiente e Turismo em ações em prol a recuperação das nascentes de nosso município. Já há notáveis resultados, e o projeto tem total apoio da Administração Municipal”, disse o prefeito José Fernando.

Projeto Reconhecido
O projeto vem sendo reconhecido e destacando o nome de Selvíria em todo o Mato Grosso do Sul, no país e até internacionalmente. Ele já foi apresentado com destaque no 5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, realizado em Manaus/AM, e no 2º Congresso Nacional de Prefeitos, realizado em São Paulo/SP, onde foi um dos finalistas do prêmio Gestor do Ano em Boas Práticas na Gestão Pública.

O projeto também foi contemplado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Produção Agrícola Familiar (SEMAGRO), com um veículo 0 km no valor de R$ 180 mil.

A Prefeitura por meio da coordenação do projeto e prefeito, estão também negociando parcerias internacionais, o que pode render mais recursos para o projeto.

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.