Prefeitura libera reabertura da Feira do Produtor, mas sem mesas, shows e brinquedos Feira do Produtor é o principal ponto de encontro da família aparecidense/Foto: Arquivo
Governo Municipal

Prefeitura libera reabertura da Feira do Produtor, mas sem mesas, shows e brinquedos

Camila Helem
22/05/2020
932

Aparecida do Taboado (MS) – A Prefeitura publicou hoje (22) o Decreto nº 54 autorizando a reabertura da Feira do Produtor às quartas e sextas-feiras, das 16h às 21h (MS), e aos domingos, das 6h às 12h (MS), mas sem uso de mesas no local. Também estão proibidas a realização de shows e a disponibilização de brinquedos para evitar aglomeração em função da pandemia do novo coronavírus.

A reabertura permite que o feirante retome às atividades, mas incentiva os serviços de drive-trhu (quando a pessoa busca para consumir em casa) e delivery (entrega).

Feirantes que possuem idade acima de 60 anos - considerado grupo de risco, não poderão autuar no atendimento ao público, sendo orientado que permaneçam em casa.

Além disso, é obrigatório o uso de máscara tanto para feirantes, colaboradores, transeuntes ou consumidores.

Os feirantes também deverão adotar condições de higiene e asseio, bem como realizar a limpeza e higienização das bancas, utensílios e produtos comercializados; além de disponibilizar produtos de higienização do tipo álcool em gel ou álcool 70% para consumidores e trabalhadores.

É importante destacar que o não cumprimento das medidas previstas no Decreto poderá resultar na aplicação de medida de descredenciamento do feirante.

Conforme o Decreto, os feirantes deverão seguir vários critérios de operacionalização quanto ao atendimento ao público consumidor. Veja:

I - Implantação de fita de isolamento ou demarcação no chão que impeça o consumidor a se aproximar a menos de 01 metro do produto exposto, de forma que apenas o feirante possa manusear os produtos;

II – Proibição de brinquedos e áreas de recreação, colocação de mesas e cadeiras, degustação e consumo no local de alimentos ou bebidas, podendo os produtos serem entregues para consumo nos domicílios, para evitar a disseminação do vírus nos utensílios e

alimentos servidos, bem como evitar aglomeração;

III - Recomenda-se o controle de acesso, mediante demarcação física do local, evitando-se a aglomeração de clientes;

IV – Recomenda-se aos feirantes enquadrados como “grupo de risco” para o Coronavírus (COVID-19) que não atuem no atendimento ao público, orientando para que permaneçam em suas casas, assim como os que apresentarem febre, tosse ou dificuldade para respirar;

V – Os feirantes deverão adotar condições de higiene e asseio, bem como realizar a limpeza e higienização das bancas, utensílios e produtos comercializados;

VI – Disponibilização pelos feirantes de produtos de higienização do tipo álcool em gel ou álcool 70% (setenta por cento) para os consumidores e trabalhadores;

VII - Orientar os feirantes para que possuam em seus boxes uma pessoa exclusivamente para manipular os recebimentos e o trocos (dinheiro), mantendo o mesmo com luvas e demais cuidados de higiene;

VIII - Higienizar máquina de cartão após cada utilização;

IX - Os feirantes deverão organizar as filas de clientes de forma que os mesmos mantenham sempre a distância mínima de 02 (dois) metros entre si, ficando proibida a aglomeração de pessoas nos arredores dos boxes.

§ 1º De conformidade com o Decreto nº 49, de 30 de abril de 2020, todas as pessoas, sejam vendedores, colaboradores, transeuntes ou consumidores, deverão usar máscara, podendo ser de confecção caseira, conforme as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal da Saúde.

§ 2º As medidas de segurança sanitária ora descritas, destinadas a evitar a aglomeração de pessoas e a propagação do COVID-19, serão fiscalizadas pelo Município de Aparecida do Taboado, com o apoio das Forças de Segurança do Estado, e de responsabilidade dos feirantes e da organização da feira.

Art. 2º As medidas previstas neste Decreto poderão ser revistas a qualquer tempo, inclusive, podendo tornar-se mais rígidas, de acordo com as recomendações do Comitê Municipal de Prevenção ao COVID-19.

Parágrafo único. O não cumprimento das medidas previstas neste Decreto poderá resultar na aplicação de medida de descredenciamento do feirante.

Art. 3º Este Decreto entrará em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

 

 

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.