/

Aparecida do Taboado deve imunizar mais de 1,3 mil pessoas na 1ª fase de vacinação contra a Covid-19

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – A Diretoria da Agência Nacional de Vigilância (ANVISA) aprovou ontem (17) o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19, a Coronavac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac – e a AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o consórcio Astrazeneca/Oxford.

A Prefeitura Aparecida do Taboado comemora a aprovação e antecipa que já vem se preparando para o início da vacinação. A Secretaria de Saúde investiu R$ 85,7 mil na aquisição de 70 mil seringas, além de outros insumos como agulhas, luvas, cateter, máscara e algodão, de modo que atenda à população durante toda a primeira etapa. Além disso, já possui pontos de vacinação, logística e armazenamento definidos.

O Governo Estadual montou uma força-tarefa para a distribuição das vacinas aos 79 municípios, utilizando os profissionais de saúde e forças de segurança do Estado para otimizar a distribuição e aplicação da vacina, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde.

O Plano de Vacinação foi elaborado por cada estado e pactuado junto ao Ministério da Saúde. Em Mato Grosso do Sul, o plano, divulgado no sábado (16), prevê três fases da campanha, com estimativa de imunizar 890.623 pessoas.

Na primeira fase serão contemplados: trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais, institucionalizadas (como asilos e instituições psiquiátricas), população indígena e povos e comunidades tradicionais ribeirinhas. Em Aparecida do Taboado, 1.316 pessoas serão vacinadas da Fase 1.

Já na segunda serão imunizadas pessoas acima dos 60 anos e, na terceira fase, serão priorizadas pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras. No total, 5.301 aparecidenses deverão ser imunizados na 1ª etapa do Plano.

Às 7h desta segunda-feira (18) foi feita uma entrega simbólica aos estados e, na sequência, a Força Aérea Brasileira (FAB) vai iniciar a distribuição às unidades da federação. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Rezende, está em Brasília representando MS e deve retornar ao Estado já com as doses do imunizante.

O prefeito José Natan, que tem a Saúde como prioridade na sua gestão, destacou que a luta contra o novo coronavírus ganha agora um importante aliado com o início da vacinação, “o objetivo é salvar vidas e a gente sabe que, ao longo da história da humanidade, a vacinação tem papel protagonista na erradicação de várias doenças, além de ser a maneira mais eficaz na prevenção do contágio. Estamos esperançosos diante deste avanço e torcendo para que a vacina chegue o mais breve possível a todos os brasileiros, a todos os aparecidenses, de forma geral”, disse ele.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Daiane Pupin, “a meta da Saúde neste primeiro momento é fazer tudo de maneira organizada, porém ágil, para que os aparecidenses recebam a vacinação o mais rápido possível e a gente consiga diminuir a circulação do vírus no nosso município”. Daiane acrescentou que o início da vacinação em Aparecida do Taboado deve acontecer até o final deste mês.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog