/

?Prêmio Mulher Cidadã: Em meio a homenagens, Câmara lamenta casos de feminicídio no Estado

4 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – A noite de ontem (11) foi de comemorações na Câmara Municipal, que fez a entrega de mais um Prêmio Mulher Cidadã ‘Eleonora Camargo Queiroz’, realizado anualmente desde 2005 quando foi instituído através do Decreto Legislativo 1/2005.

      As homenagens na edição 2019 foram para Maria Marques de Menezes e Elza Pinheiro Santana, em vida, e Leonilza Nogueira Machado, in memorian, representada pela família. Todas colaboraram relevantemente para a defesa dos direitos da mulher e atuaram de forma destacada em ações para minimizar as desigualdades sociais do povo aparecidense e, por isso, foram homenageadas.

      Durante a sessão solene, a Câmara ainda fez questão de destacar que embora a noite fosse de comemorações, era preciso falar – com tristeza – que no último final de semana mais 3 mulheres foram vítimas de feminicídio no Estado, brutalmente assassinadas pelos parceiros ou ex.

     “Enquanto atos brutais como estes estiverem ocorrendo em nosso Estado, em nosso país e no mundo; enquanto mulheres estiverem sendo vítimas de violência física, emocional, assédios sexuais e importunações das mais variadas formas, pouco se terá a comemorar. Contudo, a dor destas mulheres e de suas famílias são combustíveis para que todos nós prossigamos nessa luta de defesa da integridade física e emocional das mulheres. Por isso é justo que o povo aparecidense preste aqui na Câmara Municipal as homenagens às suas corajosas e destemidas mulheres”, leu o procurador jurídico da Casa, James Robert Silva.

 

    As homenageadas e seus representantes agradeceram à Câmara e ao Conselho Deliberativo a escolha de seus nomes, enfatizando a honra e alegria de receberem um prêmio tão importante e que simboliza tanto para o universo feminino. Todos destacaram a importância de continuar lutando, cada vez mais, pelos direitos de igualdade e segurança da mulher.

     Também participaram da sessão o chefe de gabinete do Poder Executivo, Jary Augusto Silva, representando o prefeito Robson Samara; e a presidente do Conselho Deliberativo do Prêmio Mulher Cidadã, Alyne Alves de Queiroz.

 

Escolha

      A escolha das homenageadas é feita por um Conselho Deliberativo composto por uma representante do Poder Judiciário, Celimar Roseli Gotardo; uma representante do Ministério Público, Jane Pereira de Queiroga; uma representante da Câmara Municipal, Aritana Souto Valim; uma representante da 22ª subseção da OAB, Alyne Alves de Queiroz; e uma representante da Prefeitura Municipal, Eva Sadai Tonelli Rossi.

      A premiação acontece sempre na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, como forma de reconhecer a importância e o valor da mulher sobretudo no desenvolvimento social de uma nação e de seu povo.

 

Homenageadas

      Maria Marques de Menezes, hoje com 85 anos, nasceu em 1933 na zona rural de Aparecida do Taboado. Começou a trabalhar na Escola João Alves Lara aos 15 anos de idade e dedicou 28 longos anos da sua vida à Educação, a maior parte deles alfabetizando em sala de aula e, mais tarde, como supervisora especialista em educação. Formada em Pedagogia com pós-graduação, fez inúmeros esforços para que pudesse sempre ter a melhor formação na área para transmitir o melhor conteúdo aos alunos. Católica praticante, é uma das fundadoras do Apostolado da Oração e segue atuando em vários seguimentos dentro da Igreja, contribuindo também com várias entidades filantrópicas dentro e fora da cidade. Mesmo na cadeira de rodas, por desgastes ósseos, não limita a sua vida e segue com energia e vivacidade, sendo motivo de orgulho e inspiração não só para a família, mas para a sociedade aparecidense. Seu nome foi indicado ao Prêmio pelo vereador José Natan de Paula.

 

      Elza Pinheiro Santana foi indicação do vereador Moysés Chama. Com 76 anos, é enfermeira aposentada e cuida de 2 adolescentes com necessidades especiais que não têm família, e mais 2 netos. Ela ainda aguarda na justiça a decisão para conseguir a guarda de mais 3 irmãos com necessidades especiais, cuja mãe faleceu e o pai tem problemas de saúde. Compadecida diante do sofrimento deles, ela mantém o desejo de trazê-los para sua casa, onde serão bem cuidados e passarão a viver com mais dignidade. Totalmente desprendida de bens materiais, sua determinação e amor ao próximo a levaram a receber o Prêmio.

 

      Já Leonilza Nogueira Machado?, que concorreu na categoria pós mortem, faleceu em novembro do ano passado aos 53 anos de idade. Formada em Biologia e técnica em contabilidade, construiu uma carreira sólida na Escola Estadual Frei Vital de Garibaldi, onde trabalhou durante 33 anos, sendo quase 30 deles na Secretaria. Ficou conhecida pelo alto índice de eficiência no desempenho de suas funções, além de ser muito querida por todos com quem convivia. A homenageada ainda integrava a Diretoria do SIMTED, empenha na luta sindical pelos trabalhadores em Educação. Seu nome também foi uma indicação do vereador Moysés Chama e ela foi representada pelo irmão Ronilson Machado e família.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog