/

Preservação: Prefeitura de Selvíria constrói casinhas-abrigo para corujas

1 min de leitura

Dando continuidade ao projeto de proteção e preservação às araras e corujas que buscam se abrigar no meio urbano, a Prefeitura Municipal instalou nessa semana casinhas-abrigo de alvenaria para abrigar as famílias de corujas, nas proximidades da Paróquia São João Batista e também na Praça da Bíblia.

Recentemente, caixas-ninho para araras-canindé – ave símbolo da cidade – também foram instaladas, no Centro de Especialidade Medica (CEM) e em frente a prefeitura, onde existem palmeiras com ninhos das aves.

“Precisamos preservar essas aves, bem como todas as outras espécies. Cada uma tem uma importante função no meio ambiente, e embelezam a nossa cidade. Contamos também com o apoio da população para isso. E com esta singela, porém importante ação, queremos estar colaborando para isso”, disse o prefeito José Fernando sobre a ação.

A bióloga Jeane Alves de Jesus, explica que “as corujas fazem um papel muito importante no controle de certas pragas. Elas se alimentam, principalmente, de insetos, de alguns répteis e roedores”.

População deve colaborar e não mexer nos ninhos

Segundo Valdemar José dos Santos, diretor de Secretaria, que está auxiliando nos trabalho, o objetivo da utilização das caixas-ninho para as araras e das casinhas para as corujas é facilitar o período de reprodução das aves, além de ajudar na proteção e preservação destes animais.

As caixas de madeira instaladas no topo de árvores são usadas para compensar a falta de cavidades naturais, lugares que muitas espécies buscam para a confecção dos ninhos. Já as casinhas de alvenaria, são bem resistentes, e ajudarão a proteger as aves de predadores, do mal tempo, armazenar alimentos e guardar os ovos.

Preservação: Prefeitura de Selvíria constrói casinhas-abrigo para corujas

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog