/

Presidente da Câmara destaca três de suas indicações durante o ano de 2015

3 minutos de leitura

    No ano de 2015, foram apresentadas 253 indicações dos nobres vereadores de Aparecida do Taboado. Destas, três delas foram destacadas como importantes solicitações feitas pelo presidente da Câmara, Luiz Martiniano de Aquino (Luiz Panela).
    Durante o balanço anual, o presidente salientou que suas principais proposituras foram: a pavimentação da estrada vicinal ‘Ivan Roberto Carrato’ (estrada que liga a BR-158 a usina Alcoolvale); pavimentação de um trecho da MS-316; e solicitação de selo de ‘Estância Turística’ para o município.
    O presidente pontuou suas reivindicações uma a uma.  A pavimentação da estrada, segundo contou, esteve por várias vezes inserida no Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundersul) para ser executada, inclusive sendo colocada no orçamento dos anos anteriores, mas a obra não saiu do papel. Apontada como de grande relevância para o município, a pavimentação dos 14 km existentes, segundo Luiz Panela, fará com que a usina tenha a oportunidade de gerar mais de 500 empregos com a produção de açúcar refinada, com a mesma produção de cana-de-açúcar que atualmente trabalha. “Trará também um benefício enorme para os pecuaristas e moradores daquela região, melhorando a qualidade de vida de todos os aparecidenses que por ali passar”, completou. 
    Das diversas indicações ao Governo do Estado, o presidente frisou que o Legislativo tem constantemente cobrado esta pavimentação de todos os deputados estaduais. “Acredito eu, que o governador [Reinaldo Azambuja] cumprirá o compromisso que fez conosco, junto com o presidente do Sindicato Rural [Eduardo Sanchez] e irá pavimentar a estrada”.
    O caso da MS-316 não é diferente da indicação da estrada ‘Ivan Carrato’, conforme explicou o presidente da Câmara. A solicitação foi realizada por várias vezes ao Estado e a diversos deputados estaduais. “Continuo acreditando e lutando para que isso torne realidade. A MS-316 é a única rodovia estadual que nós temos em nosso município, que liga Aparecida do Taboado a cidade de Inocência; é um trajeto de 95 km de distância entre as duas cidades, tendo em torno de 82 km sem pavimentação asfáltica. Foi feita a pavimentação de Inocência a Cassilândia e de Inocência a Três Lagoas e por que não fizeram a de Aparecida do Taboado para Inocência?”, indagou completando ainda que “Aparecida do Taboado é o portal de entrada de Mato Grosso do Sul e a estrada diminui a distância para quem vai para Campo Grande saindo direto pela ‘Estrada da Lagoinha’ à MS-316, tendo uma economia de 42km, sem ter que ir em Paranaíba para seguir para Inocência”.
    A novidade referente à MS-316, segundo Luiz Panela, é que existe a elaboração de um projeto em Brasília-DF para transformá-la em um ramal da BR-158. Caso isto ocorra, a luta será para conseguir recursos federais para a sua pavimentação.  “É um sonho para nós e continuaremos lutando para que essa indicação seja atendida para a nossa população”, falou.
    Sobre o selo de ‘Estância Turística’, o presidente da Câmara afirmou que continuará em busca do certificado e está otimista para que isso ocorra até o final do ano de 2016. Em meados de fevereiro, conforme adiantou, haverá uma reunião com o Secretário de Estado de Turismo e deputados estaduais para avaliar a possibilidade do título para a cidade. Ele já imagina ver no portal de entrada da cidade a seguinte frase: “Seja bem-vindo à Estância Turística de Aparecida do Taboado”, o que possibilita o município receber verbas Federais e Estaduais para fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico do município. “Pouca gente sabe a importância que é um selo de ‘Estância Turística’. Por exemplo, a nossa cidade vizinha [Santa Fé do Sul-SP], tem o selo e falo sem medo de errar, Aparecida do Taboado tem mais de 80% de turismo do que lá. Uma lei federal foi aprovada, promulgada, sancionada e publicada e tem que ser cumprida. Aparecida do Taboado atende todos os requisitos exigidos pela lei para que nós possamos receber este selo”, finalizou.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog