/

Primeira indústria de borracha de MS inicia operação em Aparecida do Taboado

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – A ASK Trading Indústria, Comércio, Importação e Exportação Ltda., a primeira indústria de borracha de Mato Grosso do Sul, iniciou, nesta semana, a operação na fábrica instalada em Aparecida do Taboado (MS). A empresa faz parte do projeto de estruturação e expansão da cadeia produtiva da borracha no Estado iniciado pela Fiems em conjunto com o Governo e Famasul.

O termo de concessão de benefícios fiscais à empresa foi assinado no dia 5 de agosto de 2019 no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS). Na época, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou o potencial de negócios da exploração da borracha no Estado. 

“Após inúmeras tratativas, daremos agora o primeiro passo para avançar nesta atividade que, com certeza, fará a diferença no desenvolvimento do nosso Estado”, comemorou Sérgio Longen. Com investimento total é de R$ 8 milhões e geração de pelo menos 34 empregos diretos, a ASK Trading vai produzir composto de borracha nessa primeira fase, mas já tem plano para erguer uma segunda planta exclusiva para fabrico de GEB (Granulado Escuro Brasileiro). 

“Essa é mais uma notícia positiva para a economia de Mato Grosso do Sul, do ponto de vista do investimento, da geração de empregos e, sobretudo, da diversificação de nossa matriz econômica. O governo do Estado se esforçou muito para tornar essa fábrica realidade. Tivemos várias reuniões com os empresários, garantimos os incentivos fiscais e todas as medidas necessárias para viabilizar o empreendimento”, afirmou o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

Para o diretor da ASK Trading, Ricardo Machado Fontenla, a decisão de investir em Mato Grosso do Sul se deve à plantação de seringais já em fase de produção existente e ao potencial do Estado para essa cultura. “A indústria da borracha tem que estar o mais perto possível da plantação de seringais, para evitar o custo elevado com o transporte do látex”, disse.

Ricardo Fontenla elogiou a receptividade que a empresa teve em Mato Grosso do Sul e destacou o atendimento ágil e hábil dos técnicos da Semagro na solução dos entraves para viabilizar a assinatura do termo de acordo que garante a vinda da indústria. O projeto tem três fases, vai desde a produção de borracha granulada usada na fabricação de pneus até o composto de borracha, que é um produto mais refinado e de larga utilidade.

Os seringais já ocupam 22.418 hectares espalhados por 29 municípios do Estado, sendo que Paraíso das Águas concentra 32% desse total, seguido de Paranaíba (14%) e Aparecida do Taboado (9%). A indústria da ASK está se instalada no centro da região produtora de látex e, apesar da seringueira ser uma árvore nativa da Floresta Amazônica, atualmente a Ásia é a principal produtora de borracha do mundo. O Brasil só produz 40% do que consome, sendo obrigado a recorrer ao mercado internacional para suprir a demanda, e tem na China o maior fornecedor.

Primeira indústria de borracha de MS inicia operação em Aparecida do Taboado

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog