/

Professora aparecidense, Maria Mendes é autora de dois livros

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Professora aposentada e especialista em educação, Maria Mendes de Queiroz Stateri tem dois livros publicados e participação em outras 19 publicações com diferentes temas.

Maria Mendes formou-se em Lins-SP e dividiu seu tempo entre a coordenação das escolas e a educação de diferentes disciplinas ao longo dos 30 anos em que esteve nas salas de aula, mas dedicou-se principalmente a disciplina de geografia.

Também estudou piano por nove anos e espanhol por quatro, entretanto, não sente que tenha concluído seus estudos e se considera uma eterna aprendiz.

Além das escolas, a professora também lecionou em Três Lagoas- MS na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) a disciplina de “Antropologia Cultural” e também no Instituto Profissionalizante de Jales-SP a matéria de “Princípios de Tecnologia na Indústria”.

Mesmo após a aposentadoria, a professora continua contribuindo com o aprendizado de alunos de escolas municipais ao escrever poemas que homenageiam Aparecida do Taboado.

Sandra Bernardes, professora do ensino Fundamental da Escola Municipal João Luiz Pereira, utiliza os poemas escritos pela professora Maria Mendes em aulas especiais com o objetivo de contribuir com a alfabetização dos alunos.

Professora aparecidense, Maria Mendes é autora de dois livros

Em relação aos seus livros já publicados, Maria Mendes relembra que foi preciso do apoio e financiamento dos Governos Municipais e Estaduais para a publicação dos mesmos e por esse motivo, distribuiu algumas edições em todo o Estado.

Entre os livros de sua autoria e participações que em outros livros, se destaca a variedade de temas que produz os textos, desde contos infantis até os de terror.

Confira um dos textos da autora que está presente na página 122 do livro ‘Talentos Brasileiros’, publicado em 2004:

Sonhos

Tenho sonhos que nunca se realizaram, estão seguros no pensamento. A vida passa depressa e os desejos ficam represados, a mesmice do dia-a-dia mata a ilusão.
Assim que ganhar a liberdade, colocarei meus planos em ação.
Quero correr campos sem pisar a relva, sentindo o vento nos cabelos; subir o pico mais alto para olhar a imensidão. Quero molhar-me na chuva, sozinha a dançar no firmamento infinito, sair pelo mundo sem dia para voltar, sem deixar nada à fazer, sem compromisso com nada…
Estarei aqui e lá ao mesmo tempo, chegarei primeiro em todos os lugares e saberei de tudo antes de todos, saciando curiosidades. Vou conhecer lugares novos e andarei sem deixar rastros, tomarei banho de cachoeira sentindo o cheiro do mato.
Ao passar pela praia vou deitar-me na areia fitando a lua no céu. Contar as estrelas uma a uma, sem a companhia de ninguém.
Farei trilhas na montanha arrastando as folhas secas que alegres bailarão sob meus pés.
Sozinha, matando recordações, sem passado a lembrar, sem ninguém a me esperar.
Sumir, só deixando a lembrança de que um dia existi, fiz parte de algumas vidas e deixei saudades.
Sem começo nem fim, sem horas pra nada.
Livre.
Livre.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog