/

Profissionais falam sobre a importância do Dia da Imprensa, a valorização da classe e o avanço das redes sociais

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – No último dia 1º de junho, o Brasil celebrou mais um Dia da Imprensa que vem sendo comemorado nesta data desde 1999 porque foi o dia em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa. Antes, a comemoração acontecia no dia 10 de setembro por ser a data da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808, periódico da Corte.

Neste momento histórico em que vive o mundo com a chegada do vírus Sars-Cov-2, causador da pandemia mundial de coronavírus que já matou mais de 400 mil pessoas, a imprensa tem sido fundamental no combate às informações falsas, as chamadas ‘fake news’. Entretanto, o papel da imprensa ainda vai além, sendo pilar fundamental para consolidar o Estado Democrático de Direito de um país ou uma comunidade.

A cobertura realizada por uma imprensa séria e comprometida com a realidade dos fatos foi tema de entrevista especial feita pelo Costa Leste News neste mês de junho com os representantes dos principais – e mais tradicionais – veículos de comunicação em Aparecida do Taboado.

Participaram José Ivo Bernardes de Souza, diretor do Jornal do Bolsão/Site Costa Leste News; Nestor Júnior, apresentador do RCN Notícias e diretor da Rádio Cultura FM; e Maria Lúcia Fernandes, diretora do jornal impresso semanário Folha Integração.

Todos eles falaram do desafio que é exercer o papel de informar na sociedade contemporânea e ressaltaram os avanços das mídias digitais, em especial das redes sociais, que ao contrário de algoz estão se transformando em aliadas até para os veículos mais conservadores, como o rádio e o jornal impresso.

Para Nestor Junior, “a imprensa tem que mostrar sempre a verdade, contando a história, narrando os fatos como eles acontecem. O mais importante é a imprensa servir como um elo entre a população e os poderes constituídos para dar transparência a tudo o que acontece no dia a dia de uma comunidade, além do papel social importante que a imprensa precisa assumir”. Ele ainda frisou que o leitor tem que filtrar o conteúdo que consome e usar o bom senso para diferenciar o trabalho sério do aventureiro.

Maria Lúcia destacou que a maioria das pessoas até querem uma imprensa livre, mas entende que a classe ainda é muito desvalorizada e desrespeitada, principalmente quando a cobertura ou o conteúdo confronta a opinião própria de certos leitores. “É um absurdo”, disse ela sobre os frequentes ataques – até físicos – que alguns profissionais vêm sofrendo impulsionados por movimentos políticos.

Já José Ivo destacou que a imprensa exerce papel importante numa democracia, sendo considerada por muitos como 4º Poder, atuando ao lado do Executivo, Legislativo e Poder Judiciário, “eu acredito que o papel da imprensa é importante desde sua fundação e deve ser exercido com responsabilidade para somar na construção de uma sociedade cada vez mais igual e mais justa”, garantiu.

Os profissionais também aproveitaram a oportunidade para falar dos investimentos que as respectivas empresas vêm fazendo para acompanhar a evolução e o avanço das mídias digitais, mas sem perder a essência que tem cada um dos veículos de comunicação. A Rádio Cultura FM, por exemplo, passou a transmitir ao vivo o jornal RCN Notícias através do Facebook aliando imagem, som e texto, tonando mais interativo o jornal diário. Já o Costa Leste News reformulou o design da página online a partir de janeiro deste ano e inaugurou recentemente o canal TV News CLN dentro do próprio site, transformando-o em uma plataforma mais dinâmica e completa de informação e entretenimento, além de utilizar a página no Facebook também como um canal de informação e interação com a comunidade.

Contudo, neste Dia da Imprensa, é importante destacar que a imprensa é fundamental na sociedade industrial e da informação e que, por isso, preservar a liberdade de expressão e de imprensa é um dever de todas as democracias. Parabéns a todos os profissionais de imprensa!

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog