José Ivo (Jornal do Bolsão/Costa Leste News), Maria Lucia (Folha Integração) e Nestor Junior (Cultura FM)/Foto: Reprodução
Cultura

Profissionais falam sobre a importância do Dia da Imprensa, a valorização da classe e o avanço das redes sociais

Camila Helem
09/06/2020
714

Aparecida do Taboado (MS) – No último dia 1º de junho, o Brasil celebrou mais um Dia da Imprensa que vem sendo comemorado nesta data desde 1999 porque foi o dia em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa. Antes, a comemoração acontecia no dia 10 de setembro por ser a data da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808, periódico da Corte.

Neste momento histórico em que vive o mundo com a chegada do vírus Sars-Cov-2, causador da pandemia mundial de coronavírus que já matou mais de 400 mil pessoas, a imprensa tem sido fundamental no combate às informações falsas, as chamadas ‘fake news’. Entretanto, o papel da imprensa ainda vai além, sendo pilar fundamental para consolidar o Estado Democrático de Direito de um país ou uma comunidade.

A cobertura realizada por uma imprensa séria e comprometida com a realidade dos fatos foi tema de entrevista especial feita pelo Costa Leste News neste mês de junho com os representantes dos principais – e mais tradicionais – veículos de comunicação em Aparecida do Taboado.

Participaram José Ivo Bernardes de Souza, diretor do Jornal do Bolsão/Site Costa Leste News; Nestor Júnior, apresentador do RCN Notícias e diretor da Rádio Cultura FM; e Maria Lúcia Fernandes, diretora do jornal impresso semanário Folha Integração.

Todos eles falaram do desafio que é exercer o papel de informar na sociedade contemporânea e ressaltaram os avanços das mídias digitais, em especial das redes sociais, que ao contrário de algoz estão se transformando em aliadas até para os veículos mais conservadores, como o rádio e o jornal impresso.

Para Nestor Junior, “a imprensa tem que mostrar sempre a verdade, contando a história, narrando os fatos como eles acontecem. O mais importante é a imprensa servir como um elo entre a população e os poderes constituídos para dar transparência a tudo o que acontece no dia a dia de uma comunidade, além do papel social importante que a imprensa precisa assumir”. Ele ainda frisou que o leitor tem que filtrar o conteúdo que consome e usar o bom senso para diferenciar o trabalho sério do aventureiro.

Maria Lúcia destacou que a maioria das pessoas até querem uma imprensa livre, mas entende que a classe ainda é muito desvalorizada e desrespeitada, principalmente quando a cobertura ou o conteúdo confronta a opinião própria de certos leitores. “É um absurdo”, disse ela sobre os frequentes ataques – até físicos – que alguns profissionais vêm sofrendo impulsionados por movimentos políticos.

Já José Ivo destacou que a imprensa exerce papel importante numa democracia, sendo considerada por muitos como 4º Poder, atuando ao lado do Executivo, Legislativo e Poder Judiciário, “eu acredito que o papel da imprensa é importante desde sua fundação e deve ser exercido com responsabilidade para somar na construção de uma sociedade cada vez mais igual e mais justa”, garantiu.

Os profissionais também aproveitaram a oportunidade para falar dos investimentos que as respectivas empresas vêm fazendo para acompanhar a evolução e o avanço das mídias digitais, mas sem perder a essência que tem cada um dos veículos de comunicação. A Rádio Cultura FM, por exemplo, passou a transmitir ao vivo o jornal RCN Notícias através do Facebook aliando imagem, som e texto, tonando mais interativo o jornal diário. Já o Costa Leste News reformulou o design da página online a partir de janeiro deste ano e inaugurou recentemente o canal TV News CLN dentro do próprio site, transformando-o em uma plataforma mais dinâmica e completa de informação e entretenimento, além de utilizar a página no Facebook também como um canal de informação e interação com a comunidade.

Contudo, neste Dia da Imprensa, é importante destacar que a imprensa é fundamental na sociedade industrial e da informação e que, por isso, preservar a liberdade de expressão e de imprensa é um dever de todas as democracias. Parabéns a todos os profissionais de imprensa!

 

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.