/

Projeto ambiental de Selvíria participa de iniciativa que trata de ‘inovações em turismo sustentável’

2 minutos de leitura

Selvíria (MS) – Com total apoio da Administração Municipal de Selvíria, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo, o projeto ‘Adote uma Nascente’, que trata da recuperação de nascentes no município, participou da iniciativa da CTG Brasil e Ashoka Brasil, ‘Trilhando a transformação: Desafio de Inovações em Turismo Sustentável’.

O Desafio, que teve sua final em dezembro passado, vai apoiar os três projetos vencedores com recursos financeiros, mentoria e mapeamento de tendências, no momento em que o setor do turismo precisa se reinventar diante da pandemia. Foram ao todo 197 projetos inscritos de todo o país, entre eles, o de Selvíria, que esteve entre os sete inscritos de todo o Estado.

A final do evento, que foi transmitida virtualmente nas redes socias e também foi palco do lançamento do Mapeamento de Inovações em Turismo Sustentável, que reúne experiências e aponta tendências e perspectivas para o setor de turismo no Brasil.

Com sua participação, o projeto ‘Adote uma Nascente’, conquistou certificação. “Participar de uma iniciativa como esta, nos mostra o quanto é válido atuarmos cada vez mais no turismo sustentável. É agirmos agora, prezando pelo futuro. Parabéns aos idealizadores, e a todos os 197 projetos inscritos”, disse Valticinez Barbosa Santiago, autor e coordenador do projeto ‘Adote uma Nascente’.

Projeto ambiental de Selvíria participa de iniciativa que trata de ‘inovações em turismo sustentável’

Fomento à Agricultura Rural – Também está sendo preparada pela equipe da pasta, uma iniciativa para fomento da agricultura familiar, através da visitação do projeto nos assentamentos. Denominada “Busão das Nascentes”, a visitação das pessoas nas nascentes, incrementando desta forma, a economia local.

Projeto destaque – O projeto já foi apresentado em um grande evento, em Manaus-AM, levando o nome do município a nível nacional e visa a recuperação de nascentes situadas, principalmente nos assentamentos de Selvíria. Também recebeu R$ 180 mil do Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados (Funles), gerido pela Semagro – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, para aquisição de um veículo. Também foi destaque no “Prêmio Gestor do Ano em Boas Práticas na Gestão Pública – Edição 2019”, em São Paulo, que visa reconhecer e premiar os municípios brasileiros, bem como chefes do Poder Executivo, que desenvolveram boas práticas de gestão baseadas nos princípios da transparência, equidade, ética, responsabilidade corporativa e social.

Resultados – Desde o seu lançamento, em dezembro de 2019, o projeto já recuperou mais de 15 nascentes em assentamentos e em propriedades rurais em Selvíria, e tem a meta de recuperar grande parte delas em curto prazo de tempo. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, a perspectiva é de até meados de 2021, recuperar mais de 80% das cerca de 150 nascentes cadastradas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog