/

Secretaria de Saúde vai completar esquema vacinal de AstraZeca com dose da Pfizer em Aparecida do Taboado

1 min de leitura

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida do Taboado vai realizar nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, a aplicação de doses da vacina Pfizer para quem está com o esquema vacinal da AstraZeneca em atraso.

A decisão é da Secretaria de Estado de Saúde, que autorizou os municípios a realizarem a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 da Pfizer em quem tomou a primeira dose da vacina da Astrazeneca e Coronavac.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explicou que o Ministério da Saúde atrasou o envio dos lotes de AstraZeneca devido à falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produção de doses pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Para não atrasar o calendário vacinal, autorizamos os municípios aplicarem a D2 de Pfizer nas pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca e precisam completar o esquema vacinal”, disse ele em entrevista à imprensa.

De acordo com a secretária municipal, Daiane Pupin, a intercambialidade entre as vacinas foi liberada pelo Ministério da Saúde, através da nota técnica 6/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, quando não for possível aplicar a segunda dose com o imunizante do mesmo fabricante. “A segunda dose deverá ser administrada no intervalo previamente aprazado, respeitando o intervalo adotado para o imunizante utilizado na primeira dose”, ressaltou ela.

A intercambialidade de vacina já foi estudada e usada em diversos países do mundo. Segundo o infectologista Alexandre Naime, membro do Comitê de Monitoramento Extraordinário da Covid-19 da Associação Médica Brasileira (AMB), foi verificado que os níveis de anticorpos neutralizantes em pessoas vacinadas com este esquema eram até maiores do que entre aqueles que tinham tomado as duas doses da mesma vacina (Fonte: O Globo).

AGENDA DE VACINAÇÃO

O mutirão de vacinação nesta quarta-feira ainda atenderá as pessoas que estão com a 2ª dose de Pfizer e Coronavac agendadas para a data e o reforço (3ª dose) para idosos a partir de 70 anos que tomaram a segunda dose ou dose única há cinco meses.

Não haverá aplicação de 1ª dose porque o Município aguarda o envio de novos lotes de vacinas para esta finalidade.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog