/

Secretaria Estadual de Saúde autoriza vacinação de profissionais da educação, transporte coletivo e limpeza urbana

1 min de leitura

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou resolução nesta quinta-feira (29) incluindo novos grupos para serem imunizados em Mato Grosso do Sul. Nesta quinta-feira, o Estado recebeu o 15º lote da vacina contra coronavírus com 65.750 doses.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que os novos grupos incluídos na vacinação são de extrema importância. “Os municípios poderão vacinar pessoas de 55 anos com comorbidades, professores que estejam em atividades, trabalhadores da limpeza urbana e aqueles que trabalham nos transportes urbanos. Nós ainda queremos avançar na vacinação das grávidas e puérperas”, destacou.

De acordo com a resolução Nº 77/CIB/SES passam a ser vacinados Trabalhadores da Educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA), desde que tenham entre 55 à 59 anos de idade; Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros, desde que tenham entre 55 à 59 anos de idade; Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, desde que tenham entre 55 à 59 anos de idade.

A Secretaria também abriu a vacinação para gestantes a partir de 18 anos, em qualquer idade gestacional; e puérperas a partir de 18 anos até 45 dias após o parto.

Continua a vacinação de idosos acima  de 60 anos e pessoas com de síndrome de down, anemia falciforme, coagulopatias hereditárias, obesidade mórbida e as com deficiências permanentes que apresentem limitação motora.

A Secretaria de Estado ressalta que os municípios devem observar o aprazamento para ministrar a segunda dose (D2), conforme prévio agendamento, podendo ser utilizados doses remanescentes de outros grupos finalizados para suprir tal necessidade.

A SES destaca que o município que concluir 100% da vacinação de algum dos grupos prioritários descritos poderá empregar doses remanescentes para dar continuidade à vacinação dos demais grupos constantes na Resolução.

Mato Grosso do Sul vacinou até o momento 695.863 pessoas, sendo 482.086 com a primeira dose e 213.422 com a segunda dose. De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado brasileiro com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 13,47% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante.

A Resolução com nos novos públicos alvos, juntamente com a quantidade enviada pro cada município foi publicado no Diário Oficial do Estado edição Extra desta sexta-feira e pode ser acessado aqui.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog