Saúde

VÍDEO: Sem nenhuma UTI, Aparecida do Taboado corre contra o tempo para equipar o hospital público no combate à Covid-19

Camila Helem
26/05/2020

Aparecida do Taboado (MS) – Com mais de 25 mil habitantes, Aparecida do Taboado ainda não conta com nenhuma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) e vem correndo contra o tempo para equipar 5 leitos em meio à pandemia do novo coronavírus; embora o município não registre nenhum caso suspeito ou confirmado da doença.

 

Segundo a secretária de Saúde, Tatiane Bernardes, o hospital público do município, mantido pela Fesat, não tem hoje estrutura para atender a um caso grave. Entretanto, ela informou que a Prefeitura já finalizou a construção do setor onde funcionará a ala de tratamento intensivo (UTI) do hospital, “estamos fazendo a revisão da rede elétrica para ver se o padrão vai suportar os equipamentos”, esclareceu ela.

Tatiane ainda explicou que a Secretaria agora aguarda a entrega de todos os equipamentos que já foram adquiridos e que a expectativa é que em no máximo 30 dias os leitos já estejam funcionando, “está tendo um atraso na entrega desses equipamentos em todo o Brasil, mas eu espero que dentro de 1 mês todos já estejam aqui”, falou ela, destacando que alguns já chegaram, mas não são suficientes para montar nenhum leito ainda. Entretanto, a secretária garantiu que não vai esperar para montar todos de uma vez, “conforme os equipamentos forem chegando, eu já vou montando e liberando os leitos”, disse ela. Além dos leitos de UTI, o hospital ainda terá – após as obras de reforma e ampliação – mais 4 leitos de isolamento, com estrutura mais simples.

Outro ponto importante destacado pela secretária em entrevista ao Costa Leste News é a resistência que o aparecidense tem demonstrado com relação às medidas de isolamento social. Segundo ela, a Prefeitura tem encontrado muitas dificuldades durante a fiscalização, “tem sido complicado fazer as pessoas entenderem o momento difícil que estamos vivendo; temos enfrentado muita resistência”, comentou, acrescentando: “a equipe [de fiscalização] relata que já foi xingada, é complicado”.

Apesar de Aparecida do Taboado não ter casos confirmados da doença, a secretária não descartou a possibilidade de o município já ter casos assintomáticos, “eu queria ter um milhão de testes pra usar, mas sabemos da dificuldade que o Brasil tem neste sentido. Eu acho que já temos pacientes infectados que são assintomáticos, mas não saberemos com certeza porque, como eles não têm sintomas, não procuram atendimento e não são testados, então pode ser que eles existam sim já que o vírus circula na nossa região”.

Sobre a polêmica de que a Secretaria de Saúde poderia estar escondendo casos da doença, a secretária foi enfática: “é impossível”. Tatiane explicou que o hospital segue os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e que todos os pacientes que se enquadram nos requisitos da doença são testados e, automaticamente, o município entra no radar das organizações de Saúde do Estado e do país. Além disso, segundo ela, se alguém resolver fazer teste em laboratório particular ou em outro município, a vigilância epidemiológica local é acionada imediatamente, “nós trabalhamos em rede na Saúde”, explicou ela.

Por fim, a secretária falou da alegria em ver o hospital sendo ampliado e reformado, “é um sonho que está sendo realizado. Hoje eu estou secretária [...], mas meu coração é da Fesat, eu amo aquele hospital”, explicou Tatiane, que é enfermeira e trabalha na área da Saúde desde 2015. Antes de assumir a Secretaria, ela desempenhava a função de Diretora de Atenção à Saúde da Fesat (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado).

        

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.