/

Solicitações para assentamentos e produtores rurais de Selvíria são prioridades na capital

2 minutos de leitura

      Nas últimas quinta e sexta-feira (30 e 31 de março), o coordenador da pasta de Meio Ambiente Leandro Fermino, esteve em Campo Grande, para tratativas de relevante importância para o município de Selvíria, em especial aos assentamentos e produtores rurais do município.

      Na sede do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Leandro Fermino, foi recebido juntamente com o coordenador da pasta de Esportes de Selvíria, Nilson José dos Santos, pelo superintendente substituto, Argemiro Hernandes Alves, onde tratou sobre tramites referentes à documentos como o CCU (Contrato de Concessão de Uso) e DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). Tais documentos permitem à família assentada explorar, direta e pessoalmente, sua parcela no assentamento. A família fica comprometida a residir no lote, bem como preservar o meio ambiente, inclusive as áreas de reserva legal.

      “Ao adquirirem esses documentos, as famílias assentadas do município, poderão participar de licitações, trabalhar com suas terras, e vender o que produzirem contribuindo assim para a melhora na renda familiar, também ajudando a fortalecer o comércio local. Os documentos também irão assegurar aos assentados, créditos disponibilizados pelo INCRA e a outros programas do governo federal”, destacou Leandro.

      Leandro esteve também no gabinete do deputado Renato Câmara, onde na oportunidade fez algumas importantes solicitações uma delas foi de uma patrulha rural, para que o equipamento atenda à pequenos e médios produtores rurais do município. Outra solicitação foi equipamentos, para as três (3), unidades de saúde existentes nos assentamentos do município, para um melhor atendimento. No encontro também estava presente o diretor geral do Hospital do Cancêr de Barretos, onde puderam conversar sobre o tratamento da doença no Estado e Brasil. Leandro que também é representante dos usuários da saúde da zona rural, no Conselho Regional Municipal de Saúde, ressaltou o seu compromisso em auxiliar na estruturação e organização de grupos, para a volta de eventos como leilões e outros em prol ao Hospital.

      O coordenador esteve também na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), com Dorival Betini, delegado federal de Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso do Sul. Na ocasião, foi vista a possibilidade de aquisição de equipamentos para atender a demanda na produção de mel da APISEL (Associação de Apicultores de Selvíria), “pois a atividade está em expansão no município”, informou Leandro. Também foram buscadas na oportunidade, orientações para a aquisição de um caminhão baú, para ser feito o transporte da produção rural da agricultura familiar para a comercialização no centro urbano.

      Também foram buscadas na ocasião, informações sobre capacitações e incentivo à leitura para os assentados de Selvíria, através dos programas PRONATEC Campo (governo federal), e Arca das Letras (Ministério do Desenvolvimento Agrário). “O intuito de buscar implantar esses programas nos assentamentos de Selvíria é de levar o incentivo e capacitação profissional aos mesmos, obtendo-se assim uma melhor qualidade de vida e condições para uma vida mais digna. Esperamos bons resultados de nossas buscas e lutas pelo nosso município e familias rurais”, ressaltou o coordenador.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog