/

Taboadão 50 Anos: ?Cavalgada Sertaneja não deve acontecer este ano

2 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – Já era tradição no município, mas a Cavalgada Sertaneja não vai abrilhantar a edição que marca os 50 anos de Festa do Peão de Aparecida do Taboado este ano. Sem apoio financeiro e com algumas crises internas, os principais organizadores desistiram de realizar o desfile em 2019.

      Segundo Meire Miura, uma das organizadoras da edição passada, a relação com algumas pessoas envolvidas com o evento ficou estremecida depois de alguns desentendimentos em 2018 e ela decidiu não se envolver com nada este ano.

      Já Sargento Aquino, que de forma ou outra participa da organização da cavalgada há mais de 10 anos, explicou que a falta de apoio e incentivo por parte da empresa que realiza o Taboadão (Bacana Produções) e da Prefeitura Municipal pesaram bastante na tomada de decisão este ano, “é um evento com custo alto e mesmo com as doações do povo, que é solidário, acaba pesando no nosso bolso. Sem apoio [financeiro] fica difícil”, revelou.

      O policial militar aposentado ainda enfatizou que nem os organizadores do Taboadão e nem a Prefeitura entraram em contato para falar sobre o evento, “isso também nos desmotivou bastante”, acrescentou.

      Segundo Aquino, a cavalgada tem um custo estimado em R$ 25 mil, envolvendo gastos com alimentação, fretes, apoio às comitivas e a realização de exames nos animais. No ano passado, conforme contou o sargento, restou uma despesa aproximada de quase R$ 10 mil aos organizadores, “a gente [organizadores] faz porque gosta, mas chega um ponto que não aguenta mais fazer sozinho”, reclamou. Outro organizador bastante conhecido, o Marcão, não quis falar sobre o assunto.

      Procurado pelo Costa Leste News para falar se há o interesse por parte da empresa que promove a festa no município em orgazinar o desfile, o gerente da Rádio Cultura FM, parceira do grupo Bacana Produções,  Nestor Junior, que é um dos organizadores do rodeio, disse que não. Segundo ele, a festa já ocupa bastante tempo dos organizadores e não tem como conciliar. No entanto, Nestor garantiu que sempre apoiou e colaborou com a cavalgada, até de forma particular, mas que este ano ainda não tinha sido procurado.

      A Cavalgada Sertaneja era até 2018 uma das principais atrações oferecidas pela cidade durante o Taboadão e resgatava as tradições culturais do município. Do desfile, participavam comitivas de Aparecida do Taboado, de cidades da região e Estados vizinhos, como São Paulo, Minas Gerais e Goiás, trazendo centenas de pessoas às ruas e avenidas, por onde o desfile passava, encantando com cavaleiros trajados, carros de bois e animais enfeitados. No ano passado, até a Cavalaria da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul esteve presente. Até o fechamento desta matéria, a não realização do evento era dada como certa.

 

Fotos: Edição 2018

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog