/

UEMS produz manual de prevenção à Covid-19 em Instituições de Idosos

1 min de leitura

 

 

Professoras e estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Dourados, produziram um Manual de “Procedimentos Operacionais Padrão para as Instituições de Longa Permanência de Idosos – ILPI” com medidas de prevenção e controle da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. 

Mato Grosso do Sul conta com 76 Instituições de Longa Permanência de Idosos distribuídas em todo o Estado. Estudos evidenciam a população de idosos como um importante grupo de risco, sobretudo os idosos residentes em ILPI. O Manual conta com nove Procedimentos Operacionais Padrão – POP , além de medidas gerais para o controle da Covid-19 nas LIPI. De acordo com a professora Fabiana Perez Rodrigues Bergamaschi, uma das coordenadoras da ação, o material foi construído com base nas notas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde e nos resultados de pesquisas científicas realizadas pela UEMS na área de Enfermagem. 

“Nosso objetivo foi instrumentalizar os profissionais, colaboradores e gestores das ILPI de todo o Estado, com orientações adaptadas à realidade local, para os cuidados necessários para a prevenção à Covid-19 e consequentemente para a diminuição dos riscos de transmissão da doença nesses grupos”, destacou a docente. 

A publicação foi organizada pelas docentes Elaine Aparecida Mye Takamatu Watanabe, Fabiana Perez Rodrigues Bergamaschi e Márcia Regina Martins Alvarenga, todas do curso de Enfermagem, e teve como autoras as alunas Bruna Carolina Chanfrin da Silva, Jacqueline Cristina dos Santos Fioramonte e Nicolle Neiva Lamas, do Mestrado de Ensino em Saúde.

O Manual é uma ação conjunta com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e com a Escola Técnica de Saúde Pública (ET-SUS).

A publicação faz parte das ações do projeto de extensão “UEMS contra a COVID-19: Ação de enfrentamento ao novo coronavírus nas ILPI”, que prevê medidas importantes de biossegurança nas ações de enfrentamento à Pandemia.

Este material, assim como outras orientações para os profisisonais da saúde, estão disponíveis na página da UEMS dedicada ao enfrentamento da Covid-19 no endereço: http://www.uems.br/covid19/profissionais.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog