/

“Vamos fazer a melhor gestão da OAB de todos os tempos”, garante Mansour em discurso de posse

3 minutos de leitura

    A solenidade de posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), reuniu na noite desta segunda-feira (25) autoridades do poder judiciário de vários Estados do país. O presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche, tomou posse ao lado do vice-presidente, Gervásio Alves de Oliveira Junior, do secretário-geral adjunto, Vinícius Monteiro Paiva e do diretor-tesoureiro, Stheven Razuk. O secretário-geral, Marco Aurélio de Oliveira Rocha, não compareceu à solenidade por motivos de saúde. Também assinaram o Termo de Posse as diretorias da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS) e da Escola Superior de Advocacia (ESA), além dos conselheiros estaduais e federais.
    Em seu discurso, Mansour reforçou o compromisso de defender as prerrogativas dos advogados, valorizar os jovens advogados, ampliar as parcerias com o poder público, modernizar os procedimentos da OAB e ser atuante em todo o interior com o programa Presidente Presente. “Pretendemos fazer uma gestão compartilhada, avessa à política de grupos, na qual as decisões fundamentais serão sempre coletivas. O nosso compromisso é fazer a melhor gestão da OAB de todos os tempos, respeitando as liturgias, mas também rompendo com vícios e tradições ultrapassadas”, declarou. 
    Sobre o posicionamento da OAB/MS em assuntos de interesse nacional, Mansour disse que vai se empenhar para manter a credibilidade construída historicamente pela instituição e ser coerente nas decisões seguindo o código de ética. “A opinião pública deposita grandes esperanças nas ações da Ordem para dar respaldo à consolidação do Estado Democrático de Direito. Não vamos decepcionar. Não vamos nos omitir. Não vamos nos pautar por tendências ideológicas nem por qualquer tipo de orientação partidária”, afirmou. 
    O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, disse que o papel da Ordem é se posicionar sempre como “defensora de causas e não comentarista de casos”. Em seu pronunciamento, Marcus Vinicius aconselhou o novo presidente da instituição no MS a abraçar as missões da OAB para obter uma administração de sucesso: a primeira, segundo ele, é a luta por causas da sociedade e a segunda é zelar pela valorização dos advogados. “O Mansour será o maior e melhor presidente da OAB do Mato Grosso do Sul, mercê de seu trabalho, sua dedicação, experiência e de seu compromisso com a sociedade e valorização da advocacia deste Estado. Certamente saberá unir as duas missões da OAB e fazer uma boa gestão”, concluiu. 
    O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, que assume a presidência da OAB Nacional em fevereiro, compartilhou da ideia em defesa das prerrogativas dos advogados “de forma intransigente” porque, segundo ele, “ao fortalecer a advocacia nós fortalecemos a cidadania”. Lamachia disse que as questões institucionais são importantes, mas reforçou os temas de interesse da sociedade em âmbito nacional e estadual como um grande desafio para a Ordem. “Temos que tratar de segurança pública, saúde, educação, do processo judicial eletrônico, enfim, fazer com que a instituição desenvolva aquele que é o seu papel cidadão. Tenho a convicção de que o Mansour, toda a diretoria e os seus conselheiros saberão agir no Mato Grosso do Sul e do quanto que os advogados do Estado nos ajudarão na nossa atuação nacional”, finalizou. 
    A governadora em exercício, Rose Modesto, anunciou durante o discurso que o Projeto de Lei que discute o piso salarial dos advogados sul-mato-grossenses deverá ser encaminhado para a Assembleia Legislativa na próxima semana. “Vamos encaminhar o PL para ser apreciado pelos deputados e não temos dúvida de que será aprovado pela credibilidade que tem essa instituição e pela relevância do pedido”, enfatizou. 
    Também participaram da solenidade o Membro Honorário Vitalício da OAB Nacional Roberto Busato; o presidente do Tribunal de Justiça Estadual, desembargador João Maria Lós; o procurador-geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes; o chefe da procuradoria federal em Mato Grosso do Sul, Emerson Kalif Siqueira; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), Luís Paulo Cotrim; o presidente do TRT-24, desembargador Nery Azambuja; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Divoncir Schreiner Maran; o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Junior Mochi e o superintendente da Polícia Federal, Ricardo Cubas César, o presidente da Ordem dos Advogados, Seccional do Distrito Federal (OAB/DF), Juliano Costa Couto, o ex-presidente da OAB/DF e atual diretor do Conselho Federal, Ibaneis Rocha e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Ricardo Perez.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog