/

Você é MEI? Veja como o imposto de renda influencia na aprovação do crédito imobiliário

1 min de leitura

Conquistar a casa própria é um grande sonho para a maioria da população do mundo e muitas instituições financeiras concedem crédito habitacional para facilitar essa realização.

Se você é um Microempreendedor Individual (MEI) gostaríamos de destacar que é preciso atenção redobrada, pois é fundamental comprovar renda através de movimentação bancária. Essa dica vale também para o profissional autônomo.

Isso significa que, além de cumprir com todas as obrigações do MEI, na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda é preciso indicar com clareza qual a sua ocupação – se é manicure, cabeleireiro, pedreiro, etc. (e não optar pelo campo ‘outros’) – e comprovar movimentação financeira via extrato bancário. A orientação é da nossa contadora Eliane Dias Pereira, que faz o alerta: “não dá só para declarar, tem que provar”.

Outra dica importante, segundo ela, quando vão avaliar a liberação de crédito imobiliário a maioria dos bancos não aceitam conta poupança. É necessário que a movimentação seja feita em uma conta corrente, “são detalhes que o MEI ou o autônomo precisam estar atentos quando buscam crédito no mercado seja para moradia, veículo ou qualquer outra finalidade”, orientou Eliane.

Para finalizar, a contadora ressaltou a importância do MEI ou profissional autônomo procurar orientação através de fonte segura – um contador ou do próprio Sebrae – caso pretenda iniciar o processo de obtenção de crédito imobiliário.

Então, se esse for o seu caso, não deixe para a última hora. O prazo para fazer a declaração do imposto de renda termina no dia 30 de abril. Fique atento às dicas da Construfare Engenharia!

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog