/

Agricultura inicia um no novo ciclo de desenvolvimento de Aparecida do Taboado

1 min de leitura

Depois de se tornar o quarto polo industrial do Estado, o município de Aparecida do Taboado deu iniciou a um novo ciclo de desenvolvimento focando na agricultura, especialmente lavoura irrigada.

No dia 8 de abril, a reportagem do Costa Leste News visitou um dos projetos agrícolas que que estão sendo desenvolvidos pelo produtor Rural, Albenah Garcia Filho, na fazenda Arca de Noé, ao lado da ponte do Córrego Formoso. No município tem pelo ao menos 10 propriedades produzindo soja.

Agricultura inicia um no novo ciclo de desenvolvimento de Aparecida do Taboado

A reportagem foi recebida pelo Engenheiro Agrônomo, Albenah Garcia Neto, que afirmou que a agricultura no município e na região Costa Leste já é uma realidade.

“Estamos em uma região do MS muito bem beneficiada por rios, com grande volume de água, propiciando as lavouras irrigadas, que auxilia muito na produção de grãos. Contamos com textura de solo boa, topografia e abundância de água e precisamos aproveitar esses recursos naturais de que dispomos”, comentou Albenah.

Mesmo enfrentando o desafio da falta de pesquisas referente a essa cultura, por ser uma região muito quente, com altitude baixa, os agricultores estão otimistas e trabalhando para encontrar as variedades de soja melhor adaptadas a região, afirmou ele.

Agricultura inicia um no novo ciclo de desenvolvimento de Aparecida do Taboado

Aumento da área plantada

Na propriedade rural, o início da produção começou no ano de 2017, quando foram plantados 30 hectares; em 2018 o número aumentou expressivamente passando para 125 hectares; já em 2019 foram 250 hectares plantados; e neste ano estão sendo colhidos 500 hectares, com uma produtividade média de 41 sacas por hectare e uma produção total de 20 mil sacas, sem irrigação.

Para aperfeiçoar e aumentar da produção, a partir deste ano serão implantados cinco pivôs para fazer a irrigação, serão realizadas 3 safras por ano, sendo soja, milho e feijão. A meta do agricultor é atingir 900 hectares destinados à produção de grãos.

Albenah ainda completou dizendo que as lavouras implantadas no município adotam tecnologia que certamente irão impulsionar o desenvolvimento municipal a exemplo de outras cidades agrícolas, com a geração de mais postos de trabalho, exigindo mão de obra especializada e melhorando a distribuição de renda dentro do município.

Valorização das terras
Para o agricultor, a produção grãos ocorre pela valorização da terra no município e região, local onde os produtores passaram a buscar a diversificação da produção nas propriedades.

De acordo com Albenah, não há justificativa para manter apenas a pecuária, segundo ele, o boi ficou barato comparado aos imóveis rurais, e por isso estão buscando outros produtos que agreguem valor. Ele anda finalizou afirmando que a agricultura brasileira é moderna, pujante e remunera o produtor melhor do que a pecuária.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog