/

Cadastramento de produtores para o cultivo de soja cresce 14% no Estado

1 min de leitura

    A ampla divulgação sobre a obrigatoriedade e sansões previstas em lei, assim como o empenho da equipe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal, foram fatores que colaboraram para uma maior conscientização dos produtores sobre a importância da realização do cadastro da área onde iriam cultivar a soja, fazendo com que o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) registrasse um aumento significativo, nesta safra.
    O acréscimo de 14% no número de produtores cadastrados na safra 2015/2016 em relação à última safra, 2014/2015 – que passou de 10.282 para 11.736 – foi observado pelo chefe da Divisão de Defesa Vegetal de Mato Grosso do Sul, Filipe Portocarrero Petelinkar, como resultado das visitas técnicas orientativas realizadas pela equipe da Divisão nos assentamentos rurais, do trabalho dos órgãos de Governo, instituições parcerias e dos sindicatos rurais que intensificaram a divulgação e também da receptividade dos produtores.
    Segundo Portocarrero, esses fatores associados à decisão do Estado de prorrogar o prazo em 30 dias – finalizando os cadastros em 10 de janeiro deste ano, e não em 10 de dezembro de 2015, como estava previsto anteriormente – também foram relevantes e colaboraram para que os números fossem maiores.
    O pedido partiu da Aprosoja/Famasul, importante parceira do Governo do Estado nas mais diversas ações voltadas ao setor produtivo. Já a ampliação do registro de áreas, que teve incremento de 8,6%, também pode estar relacionada, segundo Filipe, a fatores como o bom momento por que passa o setor produtivo, as variações cambiais e a incorporação de novas tecnologias aos sistemas.
    Em relação à área estimada pelo IBGE, que seria de 2.421.000 de hectares, houve um acréscimo superior a 97.000 hectares e em relação à área que foi efetivamente cadastrada na safra anterior o incremento foi de 169.600 hectares.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog