/

?Idealizadoras do Projeto ‘Aparecida do Taboado em doação, juntos podemos salvar vidas’ são homenageadas na Câmara Municipal

4 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – O vereador Andrey Magno Menezes dos Reis apresentou, na sessão ordinária do dia 16 de setembro, Moção de Congratulações à Terezinha Aparecida Ferraz Beato e Mônica Priscila Beato, idealizadoras do projeto “Aparecida do Taboado em doação, juntos podemos salvar vidas”, pela celebração de um ano de atividades, comemorado no dia 18 de agosto de 2019.

 

Leia o texto oficial da Moção:

      Um procedimento que todos os dias salva vidas nas emergências e centros cirúrgicos dos hospitais só é possível porque alguém lá fora fez a doação de sangue, um gesto voluntário de solidariedade. São anônimos saudáveis que se deixam sensibilizar com a necessidade do outro, que pode muito bem estar ali, ao seu lado, na eventualidade de uma emergência médica, de uma cirurgia, de uma doença. Não é um gesto pequeno. Uma doação por salvar até três vidas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O sangue e os componentes sanguíneos são imprescindíveis para ajudar as pessoas a sobreviver a condições graves de saúde, procedimentos médicos e cirúrgicos complexos, partos e lesões causadas por acidentes e desastres.

      Em nossa cidade contamos com um grupo de doadores de sangue, que foi criado por nossas homenageadas, que ao viver uma situação e não poder colaborar, entenderam que deveriam tomar uma atitude para reverter aquela questão.

      Ao tomar conhecimento de que uma pessoa querida precisava receber a doação de sangue, Terezinha do Tuiuiú, como é carinhosamente chamada, sentiu o desejo de ajudar, oportunidade em que se viu impedida de fazer a doação em virtude de problemas de saúde.

      Inconformada com aquela realidade, juntamente com sua filha Monica, ela decidiu de que seria uma multiplicadora dessa ideia e que um projeto seria idealizado e colocado em ação, conscientizando pessoas para a necessidade de ser um doador de sangue.

      Neste contexto, contando com o apoio de um conhecido por nome Claudio Azevedo, que desenvolve na cidade de Fernandópolis – SP, o Projeto Seja Um Herói, no dia 18 de agosto de 2018, aconteceu a primeira reunião nas dependências do Hotel Aritana Palace, que contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, com a finalidade de concretizar o sonho idealizado por elas, sendo que naquela data foi criado o Projeto “APARECIDA DO TABOADO EM DOAÇÃO JUNTOS PODEMOS SALVAR VIDAS”.

      O próximo passo foi a divulgação do projeto através das redes sociais e do trabalho boca a boca, objetivando a conscientização das pessoas para a necessidade de ser um doador de sangue, mostrando a difícil realidade dos hospitais, mais precisamente a carência dos bancos de sangue a nível nacional, lembrando que o banco de sangue mais próximo fica a 50 km, na cidade de Paranaíba – MS, que também não tem estoque para atender toda a demanda e que o consumo em nossa cidade é grande.

      No dia 15 de setembro de 2018 aconteceu a primeira doação do grupo de nossa cidade, momento em que 19 (dezenove) pessoas se dirigiram a Paranaíba para o início dessa nobre ação objetivando a salvação de vidas.

      Atualmente, o Projeto “APARECIDA DO TABOADO EM DOAÇÃO JUNTOS PODEMOS SALVAR VIDAS” conta com 104 doadores cadastrados e uma vez por mês, conforme agenda definida, aqueles que estão em condições se dirigem ao HEMOSUL de Paranaíba, onde realizam a doação de sangue.

      Iniciativa dessa natureza é motivo de orgulho e de celebração para todos nós, em especial para os doadores, que se sentem agradecidos e privilegiados por contribuir na salvação de vidas, através do gesto da doação de sangue.

 

HOMENAGENS E AGRADECIMENTOS

      O Vereador Andrey dos Reis disse que tendo o conhecimento do projeto e sabendo da sua importância, não poderia deixar de prestar esta singela homenagem que não tem o condão de lisonjeá-las, mas sim de reconhecer a nobreza do gesto e a brilhante iniciativa. Agradeceu ao secretário de Saúde e ao prefeito por estarem apoiando este projeto e pediu aos empresários que olhassem com carinho e contribuíssem também.

      Os vereadores Véião, Gilson, Moysés, Zezão, Marcelo, José Natan, Lolozinho e o Pastor Ronaldo Néris também usaram a tribuna e enalteceram o brilhante trabalho deste grupo de heróis, como foram citados pelos parlamentares.

      Já a homenageada Terezinha Beato falando em nome de toda a equipe e de todos doadores disse estar muito feliz pelo reconhecimento do trabalho, agradeceu ao Dr. Issan Fares por estar presente e apoiando este projeto, ao Andrey e demais vereadores pelo reconhecimento. “No projeto são 164 doadores e já foram 136 bolsas de sangue coletadas. Precisamos doar amor, pois sangue não se compra”. Convidou a todos que possam ser doadores que multipliquem esse projeto. Agradeceu ao Hemosul de Paranaíba por abrir as portas daquele centro uma vez por mês. Finalizou agradecendo à Secretaria de Saúde, ao prefeito Robinho, à dona Cida, ao condutor do veículo e aos patrocinadores.

      O Dr. Issan Fares usou a palavra e parabenizou o trabalho de D. Terezinha, declarando que a doação é um gesto simples e de amor. Comentou sobre o trabalho enriquecido de ser um doador de sangue. “Doar faz demais a diferença. Algo muito importante a atitude e doar. Doar é um gesto humano”, disse ele, que finalizou reiterando a necessidade de implantar um ponto de coleta em Aparecida do Taboado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog