José Natan pede a retomada dos exames de mamografia
Legislativo Municipal

José Natan pede a retomada dos exames de mamografia

Camila Helem
15/07/2020
187

 

Aparecida do Taboado (MS) – O vereador José Natan de Paula Dias apresentou, na sessão desta segunda-feira (13), indicação ao prefeito José Robson Samara Rodrigues de Almeida, com cópia à secretária municipal de Saúde, Tatiane Siqueira Melo Bernardes da Silva, solicitando gestões no sentido de que seja retomada a realização dos exames de mamografia em pacientes que estão aguardando atendimento.

Justificando, declarou: “como é do conhecimento de todos, vivemos tempos difíceis em razão da pandemia do coronavírus – Covid-19 e todas as atenções foram voltadas para o incremento de medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto. Em razão disso, em nosso município os atendimentos de consultas e alguns exames do cotidiano foram centralizados no Centro Municipal de Saúde “Manoel Rodrigues da Silva” – Posto Central, haja vista que o prédio do hospital municipal, que atualmente abriga a FESAT, ficará exclusivamente para atender pacientes vítimas da Covid-19, tanto com ala para UTI quanto para quartos de isolamento hospitalar. Neste contexto, recebemos várias reclamações de pacientes que necessitam realizar exame de mamografia com urgência para ter um diagnóstico e dar início ao tratamento. Todavia, as mamografias não estão sendo realizadas nos dias atuais. Entendemos que são situações diferentes, mas que também precisam de atendimento prioritário, pois não é só o coronavírus que está ceifando vidas, infelizmente existem outras moléstias graves e que o tratamento precoce pode salvar vidas”.

Outra indicação de autoria do vereador José Natan foi encaminhada ao prefeito José Robson Samara Rodrigues de Almeida, também com cópia à secretária municipal de Saúde, solicitando que seja feita a alimentação do sistema, mais precisamente do Convênio nº 04122/2017 – Programa Plataforma + Brasil, Proposta nº 086998/2017, que tem por objetivo o fomento de Educação e Saúde Ambiental, mais precisamente para ações de prevenção de Dengue e  Chikungunya, haja vista que o município de Aparecida do Taboado tem um recurso liberado, que já está depositado na conta, porém se não for alimentado o convênio/sistema e realizadas as ações, o valor será devolvido.

Em justificativa declarou: “a Plataforma + Brasil constitui ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta e indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos. Temos conhecimento de que através do Convênio nº 04122/2017 – Programa Plataforma + Brasil, Proposta nº 086998/2017, que tem por objetivo o fomento de Educação e Saúde Ambiental, mais precisamente para ações de prevenção de Dengue e Chikungunya, o município de Aparecida do Taboado tem um recurso liberado, que já está depositado na conta, porém se não for alimentado o convênio/sistema e realizadas as ações, o valor será devolvido. Como estamos vivendo em meio a uma pandemia do Coronavírus – Covid-19, ao mesmo tempo em que temos assistido o aumento de casos de dengue no município, assim como a veiculação através da mídia de casos de chikungunya no país, entendemos que todo recurso é muito bem-vindo e que ações devem ser desenvolvidas visando a prevenção e combate a essas doenças, que também têm ceifado vidas. Assim espero que as devidas providências sejam tomadas com urgência, de forma que o recurso disponível seja utilizado nas ações propostas, evitando que o valor seja devolvido”.

Ao prefeito e à secretária municipal de Saúde, o vereador solicitou a colocação de tendas e bancos na parte externa do Centro de Saúde “Manoel Rodrigues da Silva” – ESF Central para abrigar os pacientes que aguardam atendimento, haja vista que as consultas e alguns exames foram centralizados naquela unidade em razão da pandemia do coronavírus – COVID-19.

“O Centro de Saúde, mais conhecido como ESF Central, não conta com cobertura na parte externa do prédio para abrigar as pessoas que buscam atendimento horas antes de iniciar o expediente. Nos dias de chuva, frio e até mesmo o sol trazem transtornos aos pacientes, inclusive às gestantes, justamente pela falta de um espaço coberto para se abrigarem e bancos para melhor se acomodar. Com a centralização dos atendimentos de consultas e alguns exames naquela unidade de saúde, em razão da pandemia, haja vista que o prédio do hospital municipal, que atualmente abriga a FESAT, ficará exclusivamente para atender pacientes vítimas da Covid-19, tanto com ala para UTI quanto para quartos de isolamento hospitalar, tornou-se necessário a adequação da parte externa do Centro de Saúde, pois é lá que passaram a se concentrar os pacientes em busca de assistência médica, que até então eram realizadas no Pronto Socorro, com a comodidade necessária”, justificou José Natan.

 

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.