/

José Natan pede a retomada dos exames de mamografia

3 minutos de leitura

 

Aparecida do Taboado (MS) – O vereador José Natan de Paula Dias apresentou, na sessão desta segunda-feira (13), indicação ao prefeito José Robson Samara Rodrigues de Almeida, com cópia à secretária municipal de Saúde, Tatiane Siqueira Melo Bernardes da Silva, solicitando gestões no sentido de que seja retomada a realização dos exames de mamografia em pacientes que estão aguardando atendimento.

Justificando, declarou: “como é do conhecimento de todos, vivemos tempos difíceis em razão da pandemia do coronavírus – Covid-19 e todas as atenções foram voltadas para o incremento de medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto. Em razão disso, em nosso município os atendimentos de consultas e alguns exames do cotidiano foram centralizados no Centro Municipal de Saúde “Manoel Rodrigues da Silva” – Posto Central, haja vista que o prédio do hospital municipal, que atualmente abriga a FESAT, ficará exclusivamente para atender pacientes vítimas da Covid-19, tanto com ala para UTI quanto para quartos de isolamento hospitalar. Neste contexto, recebemos várias reclamações de pacientes que necessitam realizar exame de mamografia com urgência para ter um diagnóstico e dar início ao tratamento. Todavia, as mamografias não estão sendo realizadas nos dias atuais. Entendemos que são situações diferentes, mas que também precisam de atendimento prioritário, pois não é só o coronavírus que está ceifando vidas, infelizmente existem outras moléstias graves e que o tratamento precoce pode salvar vidas”.

Outra indicação de autoria do vereador José Natan foi encaminhada ao prefeito José Robson Samara Rodrigues de Almeida, também com cópia à secretária municipal de Saúde, solicitando que seja feita a alimentação do sistema, mais precisamente do Convênio nº 04122/2017 – Programa Plataforma + Brasil, Proposta nº 086998/2017, que tem por objetivo o fomento de Educação e Saúde Ambiental, mais precisamente para ações de prevenção de Dengue e  Chikungunya, haja vista que o município de Aparecida do Taboado tem um recurso liberado, que já está depositado na conta, porém se não for alimentado o convênio/sistema e realizadas as ações, o valor será devolvido.

Em justificativa declarou: “a Plataforma + Brasil constitui ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta e indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos. Temos conhecimento de que através do Convênio nº 04122/2017 – Programa Plataforma + Brasil, Proposta nº 086998/2017, que tem por objetivo o fomento de Educação e Saúde Ambiental, mais precisamente para ações de prevenção de Dengue e Chikungunya, o município de Aparecida do Taboado tem um recurso liberado, que já está depositado na conta, porém se não for alimentado o convênio/sistema e realizadas as ações, o valor será devolvido. Como estamos vivendo em meio a uma pandemia do Coronavírus – Covid-19, ao mesmo tempo em que temos assistido o aumento de casos de dengue no município, assim como a veiculação através da mídia de casos de chikungunya no país, entendemos que todo recurso é muito bem-vindo e que ações devem ser desenvolvidas visando a prevenção e combate a essas doenças, que também têm ceifado vidas. Assim espero que as devidas providências sejam tomadas com urgência, de forma que o recurso disponível seja utilizado nas ações propostas, evitando que o valor seja devolvido”.

Ao prefeito e à secretária municipal de Saúde, o vereador solicitou a colocação de tendas e bancos na parte externa do Centro de Saúde “Manoel Rodrigues da Silva” – ESF Central para abrigar os pacientes que aguardam atendimento, haja vista que as consultas e alguns exames foram centralizados naquela unidade em razão da pandemia do coronavírus – COVID-19.

“O Centro de Saúde, mais conhecido como ESF Central, não conta com cobertura na parte externa do prédio para abrigar as pessoas que buscam atendimento horas antes de iniciar o expediente. Nos dias de chuva, frio e até mesmo o sol trazem transtornos aos pacientes, inclusive às gestantes, justamente pela falta de um espaço coberto para se abrigarem e bancos para melhor se acomodar. Com a centralização dos atendimentos de consultas e alguns exames naquela unidade de saúde, em razão da pandemia, haja vista que o prédio do hospital municipal, que atualmente abriga a FESAT, ficará exclusivamente para atender pacientes vítimas da Covid-19, tanto com ala para UTI quanto para quartos de isolamento hospitalar, tornou-se necessário a adequação da parte externa do Centro de Saúde, pois é lá que passaram a se concentrar os pacientes em busca de assistência médica, que até então eram realizadas no Pronto Socorro, com a comodidade necessária”, justificou José Natan.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog