Lavanderias & Mutretas: Quem paga a conta?
Artigo de Opinião

Lavanderias & Mutretas: Quem paga a conta?

Manoel Afonso
11/06/2021
68

‘CONSELHEIRO’:  O ex-presidente dos ‘USA’ George Washington dispensava o pronome de tratamento ‘excelência’ e preferia o ‘senhor’. Ego raro. Os pronomes usados na vida pública traduzem respeito ao titular do cargo e as suas funções. No dicionário, o termo conselheiro – por exemplo – é sinônimo de guia, mestre, guru mentor, orientador, conciliador.

‘PEIXE GRANDE’:  Abrigado no Tribunal de Contas, o ex-chefe da Casa Civil na gestão de André Puccinelli (MDB), o conselheiro Osmar Jerônimo, é fisgado em águas turvas pela Polícia Federal – junto com o ex-deputado Edson Giroto e o empresário João Amorim, suspeitos em mutretas. As investigações podem respingar politicamente no ex-governador Puccinelli (MDB) padrinho de sua indicação ao TCE.

‘LAVA TUDO’:  A mídia mostrando as revelações da Polícia Federal envolvendo figuras públicas. Denuncia o festival de ‘abre e fecha’ de empresas para lavar dinheiro. Chama a atenção também o fato da concessionária do pedágio na ponte sobre o rio Paraguai na BR-162, pertencer a ‘amigos’ do conselheiro Osmar Jerônimo e do ex-governador Puccinelli.

‘OLHO CRÍTICO’: É sabia a leitura da opinião pública sobre personagens e fatos do cotidiano. A sensibilidade é tal que suas conclusões se antecipam ao veredito judicial e permanecem como estigma na memória popular. Impressiona esse faro intuitivo para detectar indícios, apontar autores e os objetivos ilícitos.  O povo sabe quem é quem.

OPINIÃO: A pandemia revela mais solidariedade do que egoísmo. Atitudes e gestos de insensíveis são menores dos que mostram desprendimento e altruísmo. O que vemos nos colaboradores dos hospitais em situação de risco é muito maior do que os exemplos de quem fura a fila e falsifica documentos para obter a vacina.

NO RADAR:  Pessoas influentes de todas as cidades, esportistas, autoridades e artistas alvos do olhar especial da opinião pública e da mídia. Os cidadãos de bem indignados com notícias de festas e eventos aglomerando pessoas.  É tiro no pé que atinge a família, amigos e a comunidade com a propagação do vírus. Quanta insanidade meu Deus!


DEPUTADOS & AÇÕES: Paulo Corrêa (PSDB); titular do comitê que definirá a nova Lei do Gás no MS; concilia a presidência das sessões com atos oficiais fora da Casa.  Zé Teixeira (DEM): lamentando a seca que atinge o Pantanal e o granizo que danificou 7,5 hectares de milho no Estado.  Amarildo Cruz (PT); organiza sua equipe e a agenda de atuação. Lucas de Lima (SOL); recebendo apoio de pais e da comunidade pelo seu projeto que prevê o fim das limitações oferecidos pelos planos de saúde no atendimento aos portadores de autismo. Pedro Kemp (PT) quer freio nos transportes coletivo e intermunicipal contra o Covid; pede reforma da Escola Villa Lobos no bairro Parati .

‘COSTUREIRO’:  ‘Cap’ do PSD o ex-ministro Gilberto Kassab articula olhando 2022. Como bom árabe transita na esquerda/centro/direita e deve atrair nomes de peso como o ex-governador Alckmin, prefeito Eduardo Paes (RJ) e outros. Ele pode até ser decisivo no atual cenário – pois tem peso considerável como articulador. Anote esse nome.

CALÇA APERTADA: Graves os deslizes do governador João Dória (PSDB) (homem da mídia) prejudicando sua imagem e atuação contra o Covid. Suas idas a Miami e ao Rio de Janeiro são casos emblemáticos. Aliás, quem vai ao Estado de São Paulo volta convencido de que a trajetória dele está por um fio. Não agrega e de política só tem teoria.

INCONCEBÍVEL: O consumidor indignado com a novela onde a Energisa luta para impedir a remessa de 200 relógios para aferição na Universidade de São Carlos (SP).  Estranho! Espera-se que a Justiça, em sua decisão neste dia 16, seja sensível, não decepcione a população.  Se o Judiciário nos abandonar – quem irá nos salvar? O Chapolim Colorado?

PENSANDO BEM…De um lado uma situação pandêmica gravíssima matando sem dó. De outro a Justiça Eleitoral que optou pela realização de eleições em Sidrolândia neste dia 13. Há vários fatores divergentes. Eleição municipal é aguerrida. É difícil evitar aglomerações e o saldo da ‘festa democrática’ poderá ser macabro. Depois, não adianta chorar!

AÇÕES & DEPUTADOS:  Capitão Contar (PSL); cobra do Estado pacote de isenção fiscal aos empresários atingidos pelo Covid. José C. Barbosa (DEM): denuncia a falta de estrutura na saúde de Dourados; quer a criação de setor da pericia animal no combate aos maus tratos. Evander Vendramini (PP); Pede a adesão de MS ao sistema Redesin, facilitando abertura e  acompanhamento das atividades das empresas através da internet. Gerson Claro (PP): Presente ao lançamento das obras que reivindicou na região de Sidrolândia; presidiu reunião da Comissão de C. e Justiça. João Henrique (PL); ativo nas sessões virtuais com intervenções seguras nos projetos em discussão. Preparado. Lídio Lopes (Patri): sua emenda equipou a sala de informática da Escola Osório Sales em Sonora; cerca de 60% dos R$6 milhões de suas emendas são destinadas à saúde.

‘ZUM ZUM’: A clausura do vice-governador Murilo Zauith (DEM) inspira previsões.  Ele nem assumiria o Governo se Reinaldo Azambuja disputar as eleições; o deputado Paulo Corrêa (PSDB) assumiria. O silêncio de Murilo preocupa as lideranças do DEM que minimizam a situação. Mas a ministra Tereza Cristina (DEM) afivela a malas possivelmente rumo ao PP.

BRASÍLIA: Por tudo que ocorre nos seus corredores e gabinetes dos prédios públicos suntuosos, é a cidade ‘mais distante’ do resto do Brasil. Lá se vive outra realidade, uma ilha de prosperidade graças aos holerites que contemplam parte da população, fazendo dela a cidade com a maior renda per capita.  Brasília, cada vez mais longe do país!

OBRAS & OBRAS: Não há uma só região que não tenha ou esteja recebendo obras do Governo Estadual impactando positivamente na vida das pessoas. Rodovias abertas, outras pavimentadas, pontes e tantas outras obras. Um ambiente para investimentos. A transformação que Ribas do Rio Pardo vivencia, por exemplo, não é obra do acaso. O Governo continuará fazendo sua parte com obras de infraestrutura, inclusive asfaltando a rodovia que ligará Ribas à Camapuã. O deputado Paulo Corrêa tem razão ao dizer que ‘estamos vivendo uma revolução no centroeste”.

DEPUTADOS & AÇÕES:  Neno Razuk (PTB); requer aumento do efetivo policial de Bodoquena; rapidez da Agraer na liberação de recursos aos indígenas; homenagear  pioneira (Dona Zica) com nome do Museu Arqueológico de Piraputanga. Antonio Vaz (Rep); a receptividade das ações de ‘Gabinete Itinerante’ foi boa; pede melhorias para o Distrito de Rochedinho. Mara Caseiro (PSDB): pediu ao Governo reforma da escola estadual de Rochedo; a ajuda do Governo para evento gastronômico on line em Naviraí e a recuperação asfáltica da BR-487. Marçal Filho (PSDB): propõe a readequação das delegacias com policiais femininas para atender as mulheres vítimas de abusos em espaços adequados para evitar constrangimentos.

DA SELVA: Novo capítulo da novela ‘Brasil x Argentina’ com a declaração do presidente Albierto Fernandes de que os brasileiros vieram da selva e os argentinos de barco da Europa. Nossos intelectuais e políticos vão contestar ou deixarão para nossos ‘patriotas’ jogadores na Copa América? Assim Albierto Fernandes justifica a frase famosa num muro de Buenos Aires: “Basta da realidade. Queremos promessas”!

A PROPÓSITO: Dizem que o suicídio habitual do argentino é saltar de cabeça do alto de seu ego. E circula na ‘selva’ essa historinha. Um psiquiatra liga para um colega: “Você precisa vir correndo aqui em meu consultório – estou atendendo um argentino”. O outro pondera: “Cara, eu também atendo muitos pacientes argentinos.” E a resposta: “Mas com complexo de inferioridade”?

‘LOS HERMANOS’: Tudo bem, a Argentina tem 5 ganhadores do Prêmio Nobel e nós nenhum. A compensação vem nos títulos mundiais do futebol. Mas o Brasil é o país que eles odeiam amar – teimando em viver do passado. Amam seus mortos e seus governantes esquecem-se de cuidar de quem está do lado de fora dos cemitérios.

RUBEM ALVES: “Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil…” (trecho do texto ‘ A Escutatória’)

PILULAS DIGITAIS:
Os amigos estão partindo. Todos muito contra a vontade – e nos deixando  nocauteados. (José Maria Correia)
No Brasil homem público é o masculino de mulher pública. (Ziraldo)
A depressão é a herpes da alma. (Carlos Castelo)
As coisas estão no mundo, só que eu preciso aprender. (Paulinho da Viola)
Em política de rua (manifestação), tamanho é documento.
A saudade não deseja ir para frente. Ela deseja voltar. (Rubem Alves)
Governo e elite se odeiam. Mas é um relacionamento lucrativo para ambas as partes. ( Carlos Castelo)

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.