Dona Vera Lúcia e sua filha Cristina. / Foto: Costa Leste News
Cultura

Mãe e filha mantêm viva a tradição da família ao produzir rapadura

Natalia Queiroz
15/01/2021

Aparecida do Taboado (MS) – Figuras conhecidas pelo Costa Leste News, mãe e filha já contaram sua história por aqui em outras ocasiões. Vera Lúcia Oliveira Camargo, 63 anos, e sua filha Cristina Oliveira Camargo fazem da produção de rapadura o sustento da família, ofício que começou há quase 100 anos com o avô paterno de Cristina.

Mãe e filha mantêm viva a tradição da família ao produzir rapadura

Há 34 anos trabalhando com a fabricação artesanal do produto, dona Vera começou auxiliando o marido, Sr. Oreste Ribeiro, que faleceu há pouco mais de 10 meses. No entanto, antes disso, em razão de problemas de saúde, ele precisou se afastar das atividades e há mais de quatro anos dona Vera e a filha Cristina resolveram assumir o negócio e já vinham sendo as responsáveis pela produção, que ainda contempla o preparo de farinha de mandioca.

Para produzir rapadura, mãe e filha se unem uma vez por semana, às 4h da manhã, para darem início ao processo que tem várias etapas por dia e cada uma tem a duração de quatro horas. Cristina contou à nossa reportagem que as atividades são finalizadas por volta das seis horas da tarde.

Mãe e filha mantêm viva a tradição da família ao produzir rapadura Mãe e filha mantêm viva a tradição da família ao produzir rapadura

“É um processo cansativo, pois somos minha mãe e eu que buscamos a matéria prima (cana-de-açúcar), fazemos a moagem e o restante de todas as etapas, até a rapadura estar pronta para o consumo e a venda”, explicou Cristina.

No entanto, toda a dificuldade da produção não tira o sorriso e a alegria da dupla que, além de produzir a rapadura tradicional, também inova ao trazer para os clientes sabores como rapadura com leite, amendoim ou mamão.

Para dona Vera, ver as rapaduras empilhadas no final da tarde é a certeza de que todo o esforço valeu a pena. Ela ainda relembra os anos em que vendia o produto artesanal de porta em porta na cidade. “Eu saí vendendo na rua por 25 anos, mas agora que existe a legalização de produtos artesanais para o comércio eu consigo distribuir nos mercados e em outros estabelecimentos, o que valorizou a produção”, contou ela.

Juntas, a dupla chega a produzir cerca de 600 unidades de rapadura por mês, o que é suficiente para abastecer o mercado interno do município.

Mãe e filha mantêm viva a tradição da família ao produzir rapadura

Ficou curioso e quer conhecer mais sobre as aparecidenses que produzem rapaduras artesanais? Toda a produção é feita nos fundos da casa de Dona Vera, na rua José Moreira Falquini, 1210, Vila São Lázaro. Você também pode entrar em contato através dos números: (67) 98159-3676 ou 98159-8368.

Mãe e filha mantêm viva a tradição da família ao produzir rapadura

 

Pura inspiração
Nesses dias de muita apreensão, porque as coisas mudam tão rapidamente e nada é feito para durar, tudo vai perdendo a importância e o valor. Presenciar a força da mulher mantendo uma tradição de quase um século é uma grande inspiração e exemplo de que o bem-estar e a felicidade podem ser encontrados em algo simples, mas com um grande significado.

Atividades artesanais como essa mantém tradições que, infelizmente, estão se perdendo em nome de uma sociedade “moderna e evoluída”, que nem sabe aonde quer chegar.

Visitar ambientes como a Fábrica de Farinha e Rapadura Camargo nos faz refletir e experimentar sensações que felizmente não foram apagadas pelo tempo. Nosso desejo é que a tradição da família repasse entre as gerações para que possa perdurar, valorizando ainda mais a cultura do nosso município.

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.