/

Mãe e filha mantêm viva a tradição da família ao produzir rapadura

2 minutos de leitura
2

Aparecida do Taboado (MS) – Figuras conhecidas pelo Costa Leste News, mãe e filha já contaram sua história por aqui em outras ocasiões. Vera Lúcia Oliveira Camargo, 63 anos, e sua filha Cristina Oliveira Camargo fazem da produção de rapadura o sustento da família, ofício que começou há quase 100 anos com o avô paterno de Cristina.

Mãe e filha mantêm viva a tradição da família ao produzir rapadura

Há 34 anos trabalhando com a fabricação artesanal do produto, dona Vera começou auxiliando o marido, Sr. Oreste Ribeiro, que faleceu há pouco mais de 10 meses. No entanto, antes disso, em razão de problemas de saúde, ele precisou se afastar das atividades e há mais de quatro anos dona Vera e a filha Cristina resolveram assumir o negócio e já vinham sendo as responsáveis pela produção, que ainda contempla o preparo de farinha de mandioca.

Para produzir rapadura, mãe e filha se unem uma vez por semana, às 4h da manhã, para darem início ao processo que tem várias etapas por dia e cada uma tem a duração de quatro horas. Cristina contou à nossa reportagem que as atividades são finalizadas por volta das seis horas da tarde.

Mãe e filha mantêm viva a tradição da família ao produzir rapadura Mãe e filha mantêm viva a tradição da família ao produzir rapadura

“É um processo cansativo, pois somos minha mãe e eu que buscamos a matéria prima (cana-de-açúcar), fazemos a moagem e o restante de todas as etapas, até a rapadura estar pronta para o consumo e a venda”, explicou Cristina.

No entanto, toda a dificuldade da produção não tira o sorriso e a alegria da dupla que, além de produzir a rapadura tradicional, também inova ao trazer para os clientes sabores como rapadura com leite, amendoim ou mamão.

Para dona Vera, ver as rapaduras empilhadas no final da tarde é a certeza de que todo o esforço valeu a pena. Ela ainda relembra os anos em que vendia o produto artesanal de porta em porta na cidade. “Eu saí vendendo na rua por 25 anos, mas agora que existe a legalização de produtos artesanais para o comércio eu consigo distribuir nos mercados e em outros estabelecimentos, o que valorizou a produção”, contou ela.

Juntas, a dupla chega a produzir cerca de 600 unidades de rapadura por mês, o que é suficiente para abastecer o mercado interno do município.

Mãe e filha mantêm viva a tradição da família ao produzir rapadura

Ficou curioso e quer conhecer mais sobre as aparecidenses que produzem rapaduras artesanais? Toda a produção é feita nos fundos da casa de Dona Vera, na rua José Moreira Falquini, 1210, Vila São Lázaro. Você também pode entrar em contato através dos números: (67) 98159-3676 ou 98159-8368.

Mãe e filha mantêm viva a tradição da família ao produzir rapadura

 

Pura inspiração
Nesses dias de muita apreensão, porque as coisas mudam tão rapidamente e nada é feito para durar, tudo vai perdendo a importância e o valor. Presenciar a força da mulher mantendo uma tradição de quase um século é uma grande inspiração e exemplo de que o bem-estar e a felicidade podem ser encontrados em algo simples, mas com um grande significado.

Atividades artesanais como essa mantém tradições que, infelizmente, estão se perdendo em nome de uma sociedade “moderna e evoluída”, que nem sabe aonde quer chegar.

Visitar ambientes como a Fábrica de Farinha e Rapadura Camargo nos faz refletir e experimentar sensações que felizmente não foram apagadas pelo tempo. Nosso desejo é que a tradição da família repasse entre as gerações para que possa perdurar, valorizando ainda mais a cultura do nosso município.

2 Comments

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog