/

Organizadores da Festa de Santos Reis são homenageados pela Câmara Municipal

1 min de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Os organizadores da Festa de Santos Reis, realizada no dia 19 de fevereiro de 2022, no Centro Comunitário do Córrego do Ouro, foram homenageados nessa segunda-feira (14) com a aprovação de uma moção de congratulações (nº 04/22), proposta pelo vereador Carlinhos do Lageado e aprovada por unanimidade.

Organizadores da Festa de Santos Reis são homenageados pela Câmara Municipal

A Associação que administra o Centro Comunitário Córrego do Ouro e que neste ano também realizou o evento, foi representada pelo presidente, Osvaldo Antônio Martins que usou a tribuna para ressaltar o trabalho realizado pela entidade em prol da realização da festa centenária e aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio do poder público e da sociedade para que a Festa de Santos Reis possa continuar sendo promovida todos os anos com o objetivo de reunir os devotos dos Santos Reis e manter a tradição cultural.

O autor da moção justificou a sua proposta destacando no calendário da fé cristã, o dia 06 de janeiro marca o momento em que os três Reis Magos foram visitar o recém-nascido Menino Jesus, em Belém, cidade milenar localizada atualmente na Palestina. Guiados por uma estrela, segundo o relato bíblico, eles levaram ouro, mirra e incenso como presentes, significando um reconhecimento de sua realeza, divindade e plena humanidade. Essa data também conclui os festejos natalinos, sendo o momento de desmontar as árvores e os enfeites de natal.

Passada de pai para filho, a Festa de Santos Reis resiste ao longo dos anos, cujas apresentações contam com vestimentas típicas e músicas relativas ao nascimento do menino Jesus e a esperança de tempos melhores.

Neste ano e como ocorre tradicionalmente a festa teve início na parte da manhã, sendo que o almoço foi servido às 11 horas e as 12 horas ocorreu a chegada da Companhia “Embaixadores dos Reis Magos”, que é um dos principais momentos do evento, com suas apresentações e com os cantos que celebram o nascimento de Jesus, emocionando todos os devotos de Santo Reis.

A fartura de comidas oferecida é sempre muito elogiada e conta com várias pessoas para trabalhar na cozinha, que é chefiada pela Dona Ines. O tradicional lombo, a bolinha de carne, frango com macarrão, frango com milho e arroz carreteiro são feitos em quantidade suficiente para alimentar a todos que se fizerem presentes na festa, além da variedade de doces. O prato mais apreciado, frango com macarrão, há mais de cinquenta anos é preparado pela senhora Normina Maria de Souza, de 78 anos de idade.

A programação completa contou com a chegada da folia, o almoço, missa, jantar, leilão e um grande forró animado pelo Grupo Horizonte.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog