/

Professor restaura escultura do Cristo e ‘dá vida’ a uma das principais memórias do antigo Paço Municipal

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Prevista para o dia 18, a reinauguração do antigo Paço Municipal vai surpreender os aparecidenses diante da obra que possibilitou a reestruturação e modernização de um dos prédios mais importantes – e antigos – da cidade. Construído e inaugurado em 1956, a reforma redefiniu a estrutura do prédio, desativado desde 1996 (enquanto Paço), mas manteve intactos aspectos importantes que contam a história do lugar.

Entre esses aspectos está a escultura do Cristo Redentor de braços abertos e com marcas das chagas nas mãos, posicionado bem no hall de entrada, dando boas vindas a quem chega no local. A obra foi completamente restaurada pelo professor aposentado Wilson Baldo Mendes, a pedido do próprio prefeito Robinho Samara.

Professor restaura escultura do Cristo e ‘dá vida’ a uma das principais memórias do antigo Paço Municipal

O professor cuidou de manter cada detalhe da escultura, de quase 2 metros, utilizando gesso para corrigir as imperfeições ocasionadas pelo tempo e abandono, e tintas metálica e fosca para recuperar a pintura original. Foram duas semanas de trabalho extremamente cuidadoso que deu vida a uma das principais memórias do prédio.

A escultura ainda está ganhando um lindo jardim no entorno, deixando a entrada ainda mais bonita, “está sendo uma honra participar desse momento, eu estou muito feliz com o convite do Robinho, da Mara e da dona Adélia.

Embora eu nunca tenha feito esse tipo de trabalho antes, estou feliz com o resultado”, disse o professor, que está sempre envolvido com a decoração de ambientes em datas comemorativas do município.

Segundo Wilson, o prédio ainda vai ganhar um grande mural de fotos, com 4 placas gigantes, resgatando as principais realizações dos prefeitos que já passaram pelo município dentre 1956 e 1996, período em que funcionou o Paço Municipal. “E no dia da inauguração, ainda vamos colocar 41 banners mostrando todas as obras e feitos do prefeito Robinho nesses 8 anos em que ele administrou Aparecida do Taboado. Será um presente à população”, disse ele.

Além da escultura do Cristo, também foram mantidos os famosos azulejos alaranjados colocados em 1967, na primeira reforma do prédio, durante a gestão do saudoso Geraldo Rodrigues de Almeida, o “Almeidinha”, pai do prefeito Robinho. As peças chamam a atenção porque foram desenhadas especialmente para atender ao pedido do ex-prefeito, que fez questão de evidenciar, no centro do azulejo, em meio aos dizeres “Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado – Administração Almeida”, o desenho de uma mão segurando uma peteca fazendo referência ao ditado popular “não deixa a peteca cair”.

A obra

A reforma do antigo Paço Municipal está sendo executada pela Construfare Engenharia pelo valor de R$ 698.833,01 e faz parte da adesão ao Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que destinou R$ 3,5 milhões para o Município investir em obras de construção, reforma e ampliação de prédios próprios municipais, e deve ser inaugurado na próxima sexta-feira, dia 18 de dezembro.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog