/

Saúde de Selvíria realiza cirurgias de catarata

1 min de leitura

A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com recursos próprios e por processo de licitação vencido pelo Instituto de Olhos Três Lagoas (Dr. Bonini) realizou um mutirão de cirurgias de cataratas. Na primeira etapa que ocorreu na sexta-feira (12) foram 15 procedimentos, já nos dias 18 e 19 foram realizadas 33 cirurgias. Os pacientes que aguardavam na fila de espera foram atendidos pela equipe contratada e agora se recuperam do procedimento cirúrgico.

“Este mutirão foi importante para que estas pessoas voltem a enxergar melhor e ter mais qualidade de vida. Estamos trabalhando para zerar a fila de espera e queremos dar andamento a este tipo de ação e reduzir também o número de pessoas que aguardam por cirurgias como esta”, afirmaram o secretário municipal de Saúde Edgar Barbosa dos Santos e a diretora administrativa do CEM Camila Dante da Silva.

Sobre a catarata: A catarata acontece quando a lente natural do olho – chamada de Cristalino – fica opaca, fazendo com que a visão perca nitidez. A causa principal é o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Existe também a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com catarata (forma mais rara) e causas secundárias como o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas e diabetes. O tratamento da catarata é cirúrgico, não havendo outro procedimento ou medicamento para reverter o quadro.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog