/

Segundo Riedel, programa Prosseguir foi criado para salvar vidas mantendo equilíbrio entre saúde e economia

1 min de leitura

A responsabilidade e o equilíbrio entre a saúde e a economia diante do cenário de agravamento do quadro geral da Covid no Estado foram tema de uma análise feita pelo secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel durante live do Governo do Estado nesta quarta-feira (5).

“Desde o início sabíamos que chegaríamos neste momento em que se colocam dois dramas muito grandes. Que é o drama de uma pessoa chegar num hospital e as vezes não conseguir ser atendido, e o drama de uma pessoa chegar em casa, sem condição de trabalho, ou sem comida para pôr na mesa. É disso que se trata a pandemia”, pontuou.

Ele lembrou que assim como as ações de estruturação da saúde construída em parceria com os municípios, o Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) orienta as cidades com relação às ações que devem ser tomadas para o enfrentamento do novo coronavírus.

“Nesse sentido que nasceu o Prosseguir, baseado na ciência, no conhecimento, em todas as ações do COE, da equipe técnica da saúde, dos indicadores financeiros do Estado, nós temos a prioridade de salvar vidas, olhando com muita atenção as atividades econômicas, o avanço dos protocolos, o que é essencial ou não. E assim nós estamos orientando os municípios.

Diante do avanço da doença no estado, o secretário pediu união, e reforçou que o programa Prosseguir apenas norteia as prefeituras para ações concretas de enfrentamento. “É importante esclarecer que risco extremo de um determinado município significa o funcionamento de atividades essenciais, e elas estão listadas no decreto, são mais de 60, que a população precisa ter acesso para continuar suas atividades”. Confira aqui a distribuição de atividades econômicas por faixa de risco.

Aparecida do Taboado

Na sexta-feira (31), o programa divulgou o segundo relatório indicando o grau de risco de Covid-19 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Aparecida do Taboado, que antes estava entre as 59 cidades classificadas na bandeira vermelha, aparece agora na bandeira laranja, de grau médio. Clique aqui para ler a matéria completa.

 

Para avaliar os municípios sul-mato-grossenses em verde, amarelo, laranja, vermelho e preto, o programa criou dez indicadores de saúde que definem o grau de risco dos municípios. Estão entre eles; a disponibilidade de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19 e redução de casos entre profissionais da saúde.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog