Sem aulas presenciais, diversão das crianças está em soltar pipas. Perigo está no cerol
Vida e Estilo

Sem aulas presenciais, diversão das crianças está em soltar pipas. Perigo está no cerol

Camila Helem
12/05/2020
191

Com a suspensão das aulas presenciais nas escolas municipais e a antecipação das férias (recesso) na rede estadual aumentou bastante o número de crianças ociosas em casa. Entre uma tarefa escolar e um afazer doméstico, elas têm encontrado nas ruas ou nos lotes baldios uma distração para passar o tempo. Com isso, nos últimos dias, tem sido frequente encontrar meninos e meninas com linhas nas mãos, empinando o ‘papagaio’ - como também é conhecida a famosa ‘pipa’.

Entretanto, com a brincadeira de criança, vem o perigo. A maioria delas vem utilizando cerol e se diverte ‘cortando’ a linha do colega, principalmente quando a pipa alheia toma voo mais alto.

Sem aulas presenciais, diversão das crianças está em soltar pipas. Perigo está no cerol

O Costa Leste News esteve nesta segunda-feira (11) no bairro Tia Chica, onde há grande concentração de crianças praticando a brincadeira, e falou com algumas delas. Eduardo, de 6 anos, um dos garotinhos mais espertos e desenvoltos da turma, explicou que no grupo é proibido ficar com a pipa do colega, “cortou, tem que devolver”, disse ele. Eduardo também contou que existem outras regras para soltar pipa no bairro e que esta é uma das coisas que ele mais gosta de fazer. Com um sorrisinho no canto da boca, o pequeno ‘empinador’ confessou o uso do cerol e apesar da pouca idade ainda falou sobre os cuidados que é preciso tomar: “a gente só solta aqui no campo né tia, é perigoso, não pode deixar cortar a veia do coração”, mostrando o pulso e o pescoço, se referindo à artéria.

Questionado sobre o cerol, ele garantiu que é fácil comprar o tipo de linha no próprio comércio do bairro, mas falou que alguns garotos maiores também costumam fazer a mistura, que envolve cola e estilhaços de vidro.

Sem aulas presenciais, diversão das crianças está em soltar pipas. Perigo está no cerol

Por outro lado, sem uma pipa pra brincar, Gustavo, de 10 anos, que também faz parte do grupo, fica correndo atrás dos garotos para ver se consegue ficar com alguma pipa que ‘cai do céu’, mas diz que respeita a regra de devolução, “se o dono pede eu devolvo”, garante ele. Mostrando uma cicatriz na mão, o menino confessou que já se feriu com a linha cortante, mas disse que o cerol é normal entre ‘quem solta pipa’.

Apesar de proibido, o cerol realmente ainda é muito utilizado nesta atividade. Passado na linha, ele a torna cortante e transforma a brincadeira em uma disputa no céu para quem ver quem corta a de quem. No entanto, além de tornar o manuseio perigoso também pode ferir quem está em volta.

Como aconteceu em Campo Grande neste sábado (9), quando o pedreiro Luiz Batista Dos Santos, 64 anos, viu a morte de perto ao ter o pescoço cortado por linha com cerol na volta do trabalho. Ele pilotava uma moto quando foi atingido. Luiz foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para a Santa Casa da Capital com corte de 10 cm no pescoço, “minha roupa ficou ensopada de sangue. Achei que ia morrer”, disse ele à imprensa. O trabalhador passou por procedimento cirúrgico devido a uma lesão cervical traumática, levou 8 pontos no ferimento e teve alta médica na manhã de segunda-feira.

Proibição
É preciso que os pais ou responsáveis se atentem ao perigo do cerol e repreendam o uso dele. Lei estadual 3.436, de 19 de novembro de 2007, proíbe o uso de cerol ou outros materiais cortantes em linhas de pipas e similares, com aplicação de multa e responsabilização. Denúncias, inclusive de venda deste tipo de material, podem ser feitas pelo 190 à Polícia Militar ou no (67) 3565-1217 à Polícia Civil em Aparecida do Taboado.

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.