/

1ª parte: Com 100 dias de governo José Fernando Barbosa fala de desafios e melhorias progressivas

3 minutos de leitura

    No último dia 10 de abril se completaram exatos 100 dias de governo do atual prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa dos Santos, e do vice Lourivaldo Alves Cavalcante, empossados no dia 1º de janeiro deste ano, com 54,37% dos votos, na coligação: A força do bem – um novo caminho uma nova esperança. 
    Em seu primeiro mandato, o prefeito revela estar sendo um desafio os primeiros meses de administração devido às dificuldades encontradas, porém, diz ser apenas o começo de quatro anos de muito trabalho, dedicação e conquistas em prol ao município. 
    Segundo o prefeito, até o momentoas principais ações feitas, foram para a realização de um diagnostico geral de cada secretaria e ações para questões emergenciais, além de parceria com a Câmara de Vereadores para o auxilio na solução de questões inerentes ao município.  
    Mesmo assumindo uma prefeitura com inúmeros problemas, ligados principalmente à questões financeiras, o prefeito José Fernando tem demonstrado força de vontade e interesse pelos compromissos e necessidades da população selvirense. Tem participado de ações realizadas pelas secretarias, feito viagens em busca de informação e recursos para a cidade, além de na medida do possível realizar atendimento à população e funcionários. 
    “Temos tido um trabalho bastante intensivo nesses últimos 100 dias. Ainda é um período curto para uma definição e resolução de muitas situações que encontramos. Mas reconhecemos que quem assume uma prefeitura da forma a qual encontramos, deve ao menos honrar e tentar arcar com todas as dificuldades encontradas.Estaremos trabalhando sempre para isso; sanar e solucionar problemas, buscando melhorias significativas para o município, nossas metas são muitas.” 
    Em coletiva de imprensa no fim do mês passado, o prefeito ressaltou que o município é apenas mais um que passa por dificuldades, mas ressalta que são momentâneas. “Não é apenas Selvíria que está com problemas financeiros, muitas outras cidades do Estado também estão com dificuldades relacionadas, sem contar com a crise instalada no país. E como agravante encontramos uma prefeitura cheia de dívidas milionárias, e mesmo assim boa parte já está sendo quitada, e outras em fase de negociação”.
    Mesmo enfrentando dificuldades, o prefeito e equipe do administrativo, conseguiram através do remanejo das finanças e corte de despesas excessivas, por em dia muitos compromissos, principalmente com os servidores públicos municipais e várias situações pendentes.
    Em janeiroo Executivo concedeu aos servidores públicos municipais a correção na defasagem salarial de 6,47%, após aprovação por unanimidade na Câmara de Vereadores. Tal reajuste foi decretado pelo governo federal em dezembro de 2016, no Diário Oficial da União, em paralelo ao aumento do salário mínimo do cidadão brasileiro, de mesma porcentagem. Além do reajuste, pagamentos em atraso de vários funcionários, temporários e rescisões foram acertados. 
    No mesmo período os professores e diretores que estavam com pagamentos em atraso também puderam receber através do repasse do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Os profissionais de educaçãomunicipais, também receberam o reajuste salarial, e posteriormente em reunião com o SINTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), foi mencionada a possibilidade de outro reajuste após o segundo semestre deste ano, de 1,17%, para acompanhar o exigido para categoria. O prefeito fez questão de convocar todos para uma explanação da situação e o uso do repasse do fundo para cobrir os vencimentos em atraso. Na ocasião o prefeito e o vice, Lourivaldo Cavalcante, ressaltaram todo o comprometimento da atual administração com a Educação e de mais setores, bem como com Selvíria.
    Sobre as secretarias, o prefeito informa que os responsáveis pelas pastas do Executivo tem feito o possível para um bom desenvolvimento de trabalhos para o município, embora alguns tenham encontrado mais dificuldades do que outros. “Observamos que alguns secretários estão tendo algumas dificuldades, mas sabemos que é natural, principalmente em começo de mandato. Iremos reorganizar e fazer planejamentos para um melhor aproveitamento no desempenho desses gestores em suas pastas.”

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog