Inocência (MS) – A cultura de um povo é a sua riqueza. Para enaltecer e preservar esta riqueza em tempos de descaso com a memória, os municípios de Inocência e Paranaíba realizaram a 2ª Cavalgada “Caminhos de Taunay – 151 anos”. Com o objetivo de resgatar a história, um grupo de pessoas de ambos os municípios decidiram homenagear o escritor da obra literária Inocência com uma cavalgada por trechos e locais provavelmente trilhados pelo então militar.
Conforme a história, quando o engenheiro militar Alfredo D'Escragnolle Taunay participou da Guerra do Paraguai (1860 – 1874), percorreu solo mato-grossense na época, acompanhando o movimento da tropa brasileira. Ele escreveu o livro “Retirado da Laguna” que registra um dos momentos mais marcantes do maior conflito bélico da América do Sul. Na época, o nobre militar concluiu ainda o romance “Inocência”, que é baseado em suas andanças pelo território (hoje) sul-mato-grossense durante o Brasil Império.
Neste ano, o prefeito municipal de Inocência, José Arnaldo, através de seu secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Drauton Batista de Souza, e dos membros da família SEMEC: Thiago, Divino, japa Fernandes, José Rodrigues, Prof. Lorival, Adriana, Solange, Agna, Kerli, Cassio, o cozinheiro Euripedes (Nenem tratorista), Thiago (cinegrafista) e o Emerson da assessoria de imprensa, não mediu esforços para presentear a todos que compareceram no dia 6 de setembro no recinto da COFAPI para a abertura do evento com destino à Paranaíba. De lá, o prefeito Ronaldo Miziara, através da Solange Miziara – secretária de Educação e Cultura e sua equipe: Milton Carabina, Juninho Pimenta, Baixinho, Jeromão, Leni, Carita, Maria Ângela, Simone e Luciano, fizeram com que tudo acontecesse de forma inesquecível.
A cerimônia contou com a presença de lideranças políticas de ambos os municípios, diretores, professores, coordenadores, alunos das redes municipais, estaduais, APAE e população em geral.
Sob a regência do maestro Reginaldo, a Banda BAMMIN encantou a todos com belíssimas canções da música raiz presenteando os cavaleiros, muladeiros e amazonas, que foram as estrelas da festa. Em destaque, o prefeito José Arnaldo e a secretária Solange Miziara acolheram a todos os presentes, explicitando a alegria e satisfação com o evento e garantindo seu prosseguimento nos anos vindouros.
O secretário Drauton parabeniza os participantes da cavalgada, ressaltando sua importância e expectativa para que este evento ingresse no calendário dos eventos culturais do Estado de Mato Grosso do Sul. Aproveitando a presença de alunos e professores de história, o Juiz da Vara do Trabalho, Dr. Luiz Divino, veio gentilmente socializar conhecimento e destacar a importância do evento para o resgate da tradição cultural e do potencial turístico da região.
Durante quatro dias, os muladeiros, cavaleiros e amazonas percorreram estradas, onde há 151anos Visconde de Taunay passou durante episódios da guerra do Paraguai. No percurso, a comitiva recebeu pouso, alimentação e cuidados com animais em fazendas da região. Agradecemos aos proprietários que acolheram e contribuíram para o sucesso deste evento.
No dia 06, primeiro dia da cavalgada, após o café, os cavaleiros iniciaram o percurso saindo do recinto da COFAPI e seguindo até a fazenda Santa Emília, de Santiago Arieri, onde foi servido o almoço. O jantar e pouso do primeiro dia foram na fazenda Verde Esperança, de Lenito Faustino. No dia 07, depois do café da manhã, seguiram até o boteco do Toinzinho onde almoçaram e à tarde prosseguiram em direção ao Alto Santana para o jantar. A comitiva foi presenteada com um bailão animado pela Banda Arco Iris, juntamente com moradores da região vizinha.
No sábado (dia 08), a comitiva realizou o almoço na fazenda Santo Antônio, de Francisco Zocal, e em seguida foi para o jantar com direito a um luau na Fazendinha de Toti Machado. Depois de muita história para contar, no dia 09 (domingo), a cavalgada foi recebida por autoridades e população com uma festa na Praça da República em Paranaíba. O muladeiro Tales Ferreira lembrou o saudoso amigo Bruno que ano passado era um dos participantes e que do céu, com certeza, se alegrava com a festa.
A festiva de confraternização foi no recinto do Sindicato Rural Patronal, onde todos os participantes receberam cumprimentos e medalhas. Encerrando, o prefeito Miziara homenageou José Arnaldo com uma obra feita por um artesão local. A Cavalgada Caminhos de Taunay passou de sonho à realidade, concretizando a paixão dos amantes da cultura sertaneja. Ficou a expectativa que no próximo ano este evento continue crescendo e unindo cada vez mais o município de Paranaíba e da Cidade Romance. Inocência está de braços e corações abertos para acolher os muladeiros, cavaleiros e amazonas em 2019.