/

4ª parte: Com 100 dias de governo José Fernando Barbosa fala de desafios e melhorias progressivas

4 minutos de leitura

Assistência Social

      Algumas das principais ações da pasta nesses primeiros 100 dias foram: a realização de duas reuniões de rede com profissionais técnicos da Assistência Social e Conselho Tutelar; a participação de conselheiros tutelar e conselho de direito em Seminário em Três Lagoas;capacitação aos facilitadores dos projetos Ser Mais I e II, participações de técnicas e da gestora de três Encontros em Campo Grande; encontro de conselheiros municipais (CMDCA, CMAS, FMIS, CMID, CMHB); e organização e participação de eventos para projetos sociais e campanhas realizadas no município nesse período.

      A pasta também realizou parceria com Sindicato dos Assentados, AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), na realização do curso de Corte e Costura e Modelagem, para assentadas do município. 

      O Estudo da Minuta e implantação para o Projeto da Lei SUAS( Sistema Único da Assistência Social) em grupo para realização da organização da estrutura do Organograma da Secretaria Municipal de Assistência Municipal, tem sido uma constante da pasta.

Algumas das ações realizadas pela pasta por meio do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) nesse período, foram: quatro reuniões do Projeto Gestante. Eatendimentos realizados no setor, foram um total de 780 e visitas domiciliares 127.

      Através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), foram feitos 71 atendimentos individuais de Técnicos, 35 visitas domiciliares, e 52 atendimentos de famílias acompanhadas pelo Setor.

      Conselhos Municipais ligados a secretaria são: Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA): Conselho Municipal do Idoso (CMID) Conselho Municipal de habitação (CMH), Comissão Municipal de Fundos de Investimento Social (CMFIS).Um total de 9 reuniões foram realizadas entre os conselhos nesse período, dos primeiros 100 dias de gestão.

      Os projetos Ser Mais I (Selvíria) e II (Bairro Véstia) atendem através da pasta, cerca de 230 crianças e adolescentes participantes e assistidas.

 

Indústria e Comércio

      Logo no início da nova gestão, foi promovida uma reunião da pasta com sua equipe para serem pautadas as principais necessidades do município referentes ao setor. No encontro os temas em destaque foram: busca por novas parcerias, necessidades de qualificações profissionais, migração e consumo desordenado fora do município, índice atual de empregabilidade no comércio local, fortalecimento socioeconômico e outras prioridades.

      No ponto de vista do prefeito na coletiva de imprensa,já citada, diz que boas notícias estarão em breve se consolidando, bem como o que diz respeito à empregabilidade e desenvolvimento no município. “Queremos divulgar também boas novas, e num futuro muito próximo Selvíria estará em destaque, como referencia da implantação de grandes empresas e de desenvolvimento”.

      E sobre o setor industrial, o prefeito também citou empresas previstas para breve instalação no município, sendo elas: Kelco (empresa especializada em artigos para gatos e cachorros), Tilabrás (maior frigorífico de peixe do Brasil e também destaque mundial em exportações), e implantação de usina termoelétrica, somando-se algumas centenas de empregos diretos e indiretos.

      Reuniões da pasta com representantes de instituições e de empresas, juntamente com a presença do prefeito – que tem se esforçado para comparecer em reuniões de todos os setores –tem acontecido constantemente. Empreendedorismo, novas parcerias e crescimento do setor industrial da cidade têm sido temas principais dos encontros.

 

Esportes

      Solicitações e ações por meio da pasta têm sido constantemente feitas em prol ao Esporte para o município de Selvíria. Na capital, Campo Grande, nesses primeiros 100 dias de gestão, equipamentos já foram até mesmos adquiridos para o município.

      Alguns materiais esportivos foram conseguidos para equipes esportivas de Selvíria, por meio do FUNDESPORTE (Fundação de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul). Entre as solicitações feitas na capital, um veículo para atender o setor e suas demandas também foi pedido, além de cursos de arbitragens e palestras com ex-jogadores profissionais.

      No município, dois (2) campeonatos já foram realizados, nesse período. A equipe do time de Selvíria, também pôde participar de um campeonato interestadual.

      Pela primeira vez na história do esporte na cidade, um time do município (sub-17), participará de um campeonato estadual, ainda este ano.

      O Esporte do município tem realizado treinos de vôlei e futsal, nas categorias: feminino, masculino, infantil e adulto.

      O prefeito José Fernando, tem comparecido nos eventos promovidos pela pasta, e sempre enfatiza a importância e seu apoio ao Esporte no município. 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog