/

Projeto “Educação em Saúde Ambiental” é lançado em Inocência

3 minutos de leitura

Inocência (MS) – No dia 24 de janeiro (terça-feira), ocorreu o lançamento do Projeto de Educação em Saúde Ambiental “Cuidar do meu ambiente é preservar a minha vida!”. O encontro reuniu representantes do governo municipal e outras autoridades.

      O projeto, que segue até outubro deste ano, tem como foco ações educativas para incentivar os moradores do município a fortalecer atitudes em relação à saúde ambiental e à responsabilidade com o meio ambiente, buscando a melhoria da qualidade de vida. Esse trabalho é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Meio Ambiente e a Secretaria da Saúde de Inocência, com recursos da Funasa.

      O secretário Meio Ambiente, João Luiz Leal, explanou sobre o projeto, especificando cada ação que será implantada até o final deste ano. Dentre as etapas destacam-se os encontros nas escolas com alunos, pais e professores, depois a ampliação das ações nas residências dos bairros de abrangência. Segundo o secretário, os locais escolhidos seguirão critérios condicionados pela Funasa, por ser desenvolvidos em  áreas de preservação permanente. “Também pela questão de vulnerabilidade ambiental nos dois locais”, destaca. O projeto prevê o fortalecimento das atitudes dos moradores em relação à separação do lixo orgânico e reciclável; higiene doméstica e pessoal, ações que resultarão na melhoria da qualidade de vida de todo o ambiente, como explicou Erminio Guedes.

      O secretário Ariovan Gonzaga destacou que com esse projeto Inocência terá a oportunidade de oferecer mais qualidade de vida para a população. “No decorrer da campanha vamos contar com o apoio da equipe da Funasa e nos comprometemos a fazer o melhor possível para que ela (a campanha) seja um exemplo para outros municípios”

      “O objetivo é transformar os cuidados que serão destacados, em hábitos de toda a população. Se a gente tem essa consciência, no final de um tempo, a gente vai ver que o planeta vai agradecer. Temos que começar essa educação ambiental conosco”, diz.

      Para o prefeito José Arnaldo esse é um momento histórico para o município. “O que me chamou atenção é o tema: Educação em Saúde Ambiental. Às vezes achamos que do meio ambiente é só os outros que tem que cuidar, mas não, devemos fazer a nossa parte”, disse. Ele também agradeceu e parabenizou toda a equipe envolvida tanto da Secretaria de Desenvolvimento como a de Saúde e Meio Ambiente e também as escolas que abraçaram a ideia. “É um projeto completo que se for conduzido bem não tenho dúvidas de que Inocência irá melhorar ainda mais os índices positivos que já são altos”, afirmou José Arnaldo. “Eu destaco também os alunos das escolas, que serão os maiores propagadores do que for orientado no decorrer do projeto”.

      “Tenho certeza de que esse projeto será um sucesso para Inocência e esperamos que possamos abranger outros locais no município”, afirmou.

      Estiveram presentes ao evento: secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ariovan Gonzaga Nogueira; secretário de Meio Ambiente, João Luiz Leal; secretária de Educação, Joseli Mariano; secretário de Infraestrutura, Adair Lourenço; e a representante da Secretaria de Saúde, Andréia Alves Leal. O encontro foi ministrado pelo Técnico Responsável e Consultor,Erminio Guedes dos Santos, que representa o projeto firmado entre Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o município de Inocência com a participação das escolas.  

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog