Dezembro foi um mês positivo para a produção industrial no País. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maioria dos estados ficou no azul e o setor passou a dar sinais de que está cada vez mais próximo de uma recuperação.
A pesquisa regional, que faz uma radiografia da indústria brasileira, mostrou que de 14 locais pesquisados pelo IBGE, dez apresentaram aumento da produção frente a novembro. Com esse desempenho, a produção industrial no Brasil avançou 2,3% no período.
Para o trabalhador do setor, os números são uma boa notícia depois de a produção industrial ficar em baixa no ano passado. Quanto mais a produção crescer, maior é a confiança dos empresários de que a economia está bem. Com isso, as fábricas ficam mais próximas de tirar projetos da gaveta e de aumentar o número de contratações.
Previsões para a indústria
Entre os economistas que fazem previsões para os diversos setores da economia, os números do IBGE reforçam a ideia de um cenário mais positivo para a indústria em 2017. As apostas, até agora, são de que a produção deve crescer 1% neste ano.
O local com o melhor desempenho nessa pesquisa foi o Ceará, com alta de 12,4% na produção industrial. A lista dos avanços mais expressivos segue com Rio Grande do Sul (+6,3%), Espírito Santo (+5,1%) e Santa Catarina (+3,6%).
Também ficaram no azul Pernambuco (0,6%), Bahia (1,4%), Minas Gerais (2,3%), Paraná (0,8%) e Goiás (1,4%). A Região Nordeste, na média, cresceu 4,9% na passagem de novembro para dezembro.
Mais Recente de Blog
Nesta quinta-feira o sol predomina, mas pode ocorrer aumento de nebulosidade, trazendo possibilidade de pancadas de
Diante da onda de fake news em torno da modernização da fiscalização do Pix, a Receita Federal revogou
Aparecida do Taboado (MS) – O próximo domingo (19) será mais um dia especial para os
CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, realizou a soltura de
Já foi divulgada a programação do Cinema Santa Fé do Sul entre os dias 17 e