/

Produtores de seringueiras passam por capacitação

1 min de leitura

    Aparecida do Taboado (MS) – Com o objetivo de incentivar o cultivo da seringueira e a produção de látex, o Sindicato Rural, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS), por meio do programa Mais Floresta, está capacitando produtores rurais do município, para realizar corretamente a extração da borracha. 
    O instrutor e técnico Ramiro Juliano da Silva explicou que o curso tem o objetivo de ensinar os participantes a extrair o látex da seringueira para comercialização na forma sólida, utilizando-se de processos tecnológicos adequados. A capacitação foi realizada no período de 07 a 09 de fevereiro, na Estância São Rafael. 
    O objetivo do curso é qualificar mão de obra e melhorar as práticas de manejo da cultura de seringueira, promovendo uma condução correta nas aberturas de painéis de sangria.
    A fase de sangria é considerada uma das mais importantes, segundo a avaliação do técnico, e ele explica o porquê: “Para que a árvore entre em produção é necessário que tenha no mínimo 1,30 metros e cerca de 50 centímetros de circunferência. A espessura da casca que é cortada também define o fluxo de seiva, que permitirá uma produção contínua por até 40 anos”, informou Ramiro.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog

Isso vai fechar em 0 segundos