Aparecida do Taboado (MS) – A Associação Comercial (ACIAT), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)/Sala do Empreendedor e Prefeitura Municipal desenvolveram uma ampla agenda de treinamentos, cursos e palestras para este ano.
A agenda faz parte das ações do PROLOCAL, um projeto do Sebrae, que tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento territorial sustentável, por meio do empreendedorismo local. Este projeto propõe ações voltadas ao crescimento das micro e pequenas empresas, aumentando suas possibilidades e a participação no mercado.
O presidente da ACIAT, José Carlos Hipólito, ressaltou que toda a agenda foi desenvolvida pensando nos empresários. “Há opções para diversos segmentos empresariais, com conteúdos desenvolvidos por especialistas, a partir das principais necessidades do mercado. Uma das funções da ACIAT é justamente oferecer aperfeiçoamento aos empresários, para que possam ganhar competitividade”, enalteceu o presidente da Associação. “Por isso, a elaboração de um calendário de cursos abrangente como este é algo muito importante”, completou.
A primeira ação prevista está marcada para ocorrer no período de 22 a 26 de maio, o curso ‘Gestão Financeira’, que tem o objetivo de capacitar o empresário a enxergar a atual e futura situação da sua empresa, sensibilizando-o sobre a necessidade do planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa para conseguir bons resultados e garantir a competitividade.
Já, de 19 a 23 de junho, ocorrerá a Oficina SEI, que é direcionada ao Microempreendedor Individual e tem por objetivo contribuir para que ele se reconheça como um empreendedor e se sinta capaz de fortalecer e promover mudanças em seu negócio, elevando sua confiança. A oficina abordará vários temas entre eles: SEI Crescer; SEI controlar meu dinheiro; SEI comprar; SEI formar preço; e SEI vender.
No dia 29 de junho está programada uma palestra magna em geral, o palestrante ainda não foi divulgado.
Para quem sonha em abrir uma empresa ou já começou o processo para ter um negócio próprio, não são apenas os trâmites burocráticos que causam dúvida e insegurança. Que postura adotar ao tomar decisões, de onde tirar persistência quando aparecerem desafios e como calcular riscos para não ousar além da conta está entre as dúvidas comuns. E para ajudar os aspirantes a empresários ocorrerá, de 7 a 11 de agosto, a Palestra de Sensibilização.
Os empresários e profissionais do segmento da beleza (estética, salões de beleza, manicure e afins), terão a oportunidade de participar no período de 18 a 22 de setembro, do curso Biossegurança. “É uma excelente oportunidade para os interessados conhecerem melhor as práticas de biossegurança que podem proteger sua saúde e, principalmente, de seus clientes, nas atividades rotineiras de trabalho”, falou José Carlos.
Os empresários do varejo em geral, representantes comerciais, corretores e afins, que matem contato direto vai encontrar na capacitação ‘Atendimento ao Cliente’, de 6 a 10 de novembro, elementos para atingir a excelência e adquirir um grande diferencial competitivo.
E, para finalizar, está previsto para o dia 7 de dezembro a realização da segunda palestra magna do ano, o palestrante também não foi divulgado.
Durante esse ano os microempreendedores individuais vão receber orientações por meio do ‘Negócio a Negócio’ é um programa gratuito de atendimento e orientação empresarial que oferece diagnóstico e recomendações para microempreendedores individuais e donos de microempresas. A ideia é auxiliar as principais dificuldades que os MEI’s encontram no dia a dia da gestão de seu negócio e indicar outras soluções do Sebrae alinhadas às suas necessidades. Por meio do programa, um Agente de Orientação Empresarial vai realizar visitas nas empresas e aplicar um diagnóstico de gestão básica, abrangendo temas como finanças, operações e mercado. Em seguida, vai sugerir soluções para melhoria do seu negócio.
Segundo a diretora de Indústria e Comércio e agente de Desenvolvimento, Dulce Lima, as ações pactuadas foram definidas a partir da demanda diagnosticada no meio comercial. “Atualmente, o município tem investido em qualificação nos diversos segmentos, tais como: indústria, comércio e serviços, e têm-se os parceiros para cada setor, neste caso, esta agenda é desenvolvida pelo SEBRAE, que tem como foco preparar as empresas para a expansão e o consequente desenvolvimento econômico do mercado local e da cadeia produtiva”, argumentou Dulce.