Ex-ministros da Educação participaram da cerimônia de entrega da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pelo MEC ao Conselho Nacional de Educação (CNE), na última quinta-feira (6).
Entre os convidados, também estavam figuras diretamente envolvidas na elaboração do documento, como gestores atuais e anteriores, secretários de educação e presidentes de entidades representativas do setor.
Um dos presentes, o ex-ministro da Educação, Henrique Paim, afirma que um dos aspectos fundamentais da Base é o sistema inclusivo. As diretrizes, segundo ele, permitirão mais equidade entre as redes federal, estadual e municipal.
“Vejo aqui a continuidade de um trabalho que vem sendo realizado há muito tempo. Tive a satisfação de estar presente em reuniões em que gestores fizeram pela primeira vez discussões aprofundadas em torno da aprendizagem”, declara Paim.
A construção da Base, para o também ex-ministro Luiz Cláudio Costa, simboliza um dos momentos mais importantes da história da educação brasileira, em razão do diálogo entre professores, alunos, gestores públicos e sociedade. “O País vai avançar muito com esse projeto de Estado, que também foi aprovado por unanimidade no Congresso Nacional”, ressalta.
Nuno Crato, ex-ministro da Educação de Portugal, avalia que, nesse aspecto, o Brasil está à frente de outros países. “É um documento feito ao longo de vários governos, por várias personalidades e entidades representativas. E essa continuidade para a educação é essencial”, concluiu.
Mais Recente de Blog
Santa Fé do Sul (SP) – Entre os dias 28 de novembro a 02 de dezembro,
Aparecida do Taboado (MS) – Durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (25), dois vereadores apresentaram indicações
Com a justificativa de “aumentar a competitividade do país”, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) sugeriu
Mato Grosso do Sul já registrou 19.489 casos prováveis de Dengue, sendo 16.012 casos confirmados, em
A terça-feira promete ser de altas temperaturas e umidade relativa do ar próxima dos 15% em