Pela sétima semana consecutiva, os economistas do mercado financeiro melhoraram as previsões para a inflação no Brasil. Agora, a aposta dos analistas é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerre o ano em 4,04%, ante projeção anterior de 4,06%. Para 2018, o cenário também melhorou, de 4,39% para 4,32%.
As informações fazem parte do Boletim Focus, uma publicação semanal que reúne as projeções de cerca de 100 analistas. O Banco Central é o responsável por coletar os dados e divulgá-los.
Esse cenário de inflação baixa ocorrerá em meio a um quadro de juros baixos e a retomada do crescimento econômico. Diante das reformas econômicas propostas pelo governo federal, a expectativa é de que a taxa básica de juros, a Selic, encerre o ano em 8,50%. Para 2018, a projeção é de que a taxa fique nesse mesmo patamar.
Com a melhora nas expectativas econômicas, a diretoria do Banco Central decidiu, na última reunião, reduzir a taxa Selic de 12,25% para 11,25% ao ano. A decisão foi seguida do anúncio na queda dos juros oferecidos pelas principais instituições financeiras.
Mais crescimento
Além do melhor cenário para custo de vida, os analistas estimam que a economia voltará a crescer neste ano. Em 2017, a aposta dos especialistas é de que o Produto Interno Bruto (PIB) avance 0,43%. Há uma semana, a estimativa era de um crescimento de 0,40%.
Mais Recente de Blog
Diante da onda de fake news em torno da modernização da fiscalização do Pix, a Receita Federal revogou
Aparecida do Taboado (MS) – O próximo domingo (19) será mais um dia especial para os
CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, realizou a soltura de
Já foi divulgada a programação do Cinema Santa Fé do Sul entre os dias 17 e
Aparecida do Taboado (MS) – Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (15), aconteceu a posse