/

Cavalgada mantém acesa a tradição do tropeiro

2 minutos de leitura

    Aparecida do Taboado (MS) – Mais uma vez a Cavalgada Sertaneja despertou emoções e manteve viva a tradição e a forte ligação da população com o meio rural, onde a tecnologia não apagou o amor pelos animais. Os cavaleiros mostraram, com orgulho, os trajes típicos, belos animais, carros de boi e uma alegria contagiante.
    Os organizadores do evento, Marco Antônio Sigoli, Geovaine de Aquino, Meire Miura, Diego Pimenta e o Soel informaram que este ano o evento contou com 90% de cavaleiros de Aparecida do Taboado. “O principal objetivo da cavalgada é o resgate histórico de uma tradição regional. Queremos valorizar os costumes dos antepassados, uma tradição que não pode ser jamais esquecida e temos que passar de pai para filho, pois é a nossa cultura”, afirmou Soel.
    Ele explicou que este ano a Cavalgada foi realizada graças à união da população aparecidense que contribuiu com doações. “A cavalgada é um evento caro para se realizar e graças à população conseguimos mais um ano manter acessa essa tradição em nossa cidade”, falou Soel. “Não tivemos, em momento nenhum, dinheiro do Poder Público para fazer o evento”, completou. 
    A veterinária, Meire Miura, contou que para realizar o evento todos os animais precisaram realizar exames de ‘Anemia Infecciosa’ e ‘Morno’. “Esse ano os doutores Evandro e Vanderlan, que são de Paranaíba, estiveram na cidade para fazer a coleta do sangue e realizar os exames necessários”, falou Meire. 
    Cada exame teve um custo de R$ 80,00. “Queremos agradecer o veterinário do IAGRO, Gustavo Michelan,  que esteve no dia do evento fiscalizando os animais para ver se todos estavam com os exames em dia e o apoio que foi dado a todos os evolvidos”, agradeceu Meire.
    Os organizadores também contaram que há 47 anos a Cavalgada vem sendo realizada no município, se tornando mais que uma tradição, um resgate da raiz do homem do campo. 
    A cavalgada saiu às 11h30 (BR) de frente do Hotel Aritana, seguiu pela Avenida Geraldo Rodrigues de Almeida até chegar à Avenida São Cristóvão, depois seguindo pela Avenida Presidente Vargas até o recinto, onde foi servido o almoço aos participantes, que contou com arroz tropeiro e feijão gordo. 
    Além da emoção, a 47ª edição do evento gerou grande entusiasmo na população, que, da porta de casa ou mesmo das calçadas, prestigiou e aplaudiu o cortejo das comitivas ao longo do trajeto. Mais uma vez, os organizadores da Cavalgada ignoraram as dificuldades e mostraram um belo espetáculo nas ruas e avenidas da cidade. A presença da população em todo o percurso foi a demonstração da importância desse evento para o turismo e para a cultura do município.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog