Desde o dia 12 de maio, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), percorre regiões turísticas do Estado para se reunir com empresários do setor e órgãos oficiais do turismo. O principal objetivo das reuniões é fazer a atualização do Mapa do Turismo de Mato Grosso do Sul, que vai compor o Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta importante para definir a estratégia de atuação do Ministério do Turismo (MTur) na formulação das políticas públicas para o setor.
Desta vez, as regiões escolhidas para entrar em pauta foram a região Costa Leste e região Vale do Aporé. A Costa Leste hoje é composta pelos municípios: Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas e a região Vale do Aporé agrega as cidades: Água Clara, Cassilândia, Costa Rica, Inocência e Paranaíba.
Os técnicos da Fundtur apresentam os critérios exigidos pelo MTur e pela Fundação para os municípios que queiram estar inseridos no mapa. Entre eles, estão a existência e efetiva atuação de instâncias de governança como um Conselho Municipal de Turismo (Comtur), por exemplo.
Segundo o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, a atualização é fundamental no processo de ordenamento dos territórios turísticos do Estado e principalmente no planejamento das ações, tanto da Fundtur, quanto das próprias regiões. “É importante que essa atualização aconteça com critérios objetivos e que contemplem os municípios organizados, que desejam e tenham condições de trabalhar a atividade turística, para que tenhamos de fato o mapa turístico do estado inserido no mapa brasileiro”, ressalta.
Além da atualização do Mapa Turístico Brasileiro, estão sendo apresentadas as linhas de atuação da Fundação de Turismo 2017/2018: profissionalização da gestão (estadual e municipais), fortalecimento das instâncias de governança, inovação e diversificação da oferta turística, posicionamento de mercado e pesquisa. Também está na pauta a terceira fase do Sistema de Classificação dos Municípios (Semear/Nascer/Frutificar/Colher), que começou em 2013 e será passará por uma reformulação em 2017.
A última reunião aconteceu nesta segunda-feira (29) em Aparecida do Taboado no hotel Aritana e contou com a presença do diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling; do técnico da fundação, Diego Garcia; do prefeito Robinho; do diretor de turismo, Jary Augusto; e dos vereadores, Marcelo Fagundes, Lolozinho e Andrey. Também estavam presentes os representantes municipais de turismo das cidades pertencentes à região Costa Leste e Vale do Aporé, e outras entidades, além da imprensa.
Mais Recente de Blog
A Casa do Trabalhador de Aparecida do Taboado conta atualmente com 106 vagas de emprego disponíveis,
Agência de Notícias do Governo de Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul se consolida
Aparecida do Taboado (MS) – O setor comercial de Aparecida do Taboado ganhou um novo empreendimento
Fevereiro 2026 – A Arauco celebrou, nesta sexta-feira (6), o lançamento da Pedra Fundamental da Ferrovia do Projeto
Fundado em outubro de 2025, o Rotary Kids realizou no último sábado (07/02) seu primeiro projeto

