/

Escola do Sesi ganha horta orgânica construída por alunos

2 minutos de leitura

    Aparecida do Taboado (MS) – Os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado iniciaram, ontem (06/06), a implantação de uma horta orgânica, em um terreno fica nos fundos da instituição de ensino, ao alcance da comunidade escolar. Para viabilizar o projeto, desenvolvido no âmbito da disciplina de Biologia, primeiro os alunos assistiram uma palestra do engenheiro agrônomo Marcelo Romagnoli, convidado para a atividade pelo professor de Física, Danilo Agostini.
    Após compartilharem conhecimento com o especialista, o professor de Biologia, Vinícius Agostini, pediu que os alunos levassem para escola, ramas de mandioca (manivias) e tubérculos de tiririca. “No laboratório, os tubérculos de tiririca foram triturados procedendo com a extração do hormônio de enraizamento, que são ricas em ácido indol butírico. As manivias de mandioca foram cortadas, uma parte foi reservada in natura e outra parte foi imersa em solução de ácido indol butírico”, explica o professor.
    Na semana seguinte, acrescenta ele, os estudantes plantaram dois lotes de ramas de mandioca. Cada um deles possui covas com cerca de três rama – no lote 1 as ramas foram estimuladas com hormônio enraizador extraídos de tubérculos de tiririca, e no lote 2 as ramas foram plantadas in natura.
    Esta diferença de um lote para outro, explica Vinícius, servirá para os alunos compararem a diferença entre a germinação de ramas de mandioca estimuladas com hormônio com as ramas de mandiocas não estimuladas, além de contextualizar as estratégias de reprodução assexuada e sexuada.
    “Os alunos acompanharão todo desenvolvimento desse plantio e, ao final do ano letivo, irão a campo novamente para colher as mandiocas e comparar as diferenças no enraizamento de ambas. E durante o ano, acontecerão novos plantios, aproveitando o espaço que temos dentro da nossa unidade”, disse ele. 
    Para o professor, a atividade pode ser resumida pelas palavras empenho, protagonismo e diversão. “Estas seriam as palavras certas para descrever o desenvolvimento desta etapa do projeto da horta orgânica. Nos primórdios da humanidade, todos tinham que plantar para ter o que comer, agora plantamos para fazer ciência. Quando estamos em uma aula de campo os alunos se transformam, indagam, questionam e tem uma oportunidade sem igual de construírem suas próprias competências e habilidades”, avaliou. 
    Para a diretora da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, Silvia Watanabe, o projeto escolar da horta orgânica terá muita importância no desenvolvimento dos alunos. “Os alunos estão iniciando este trabalho de pesquisas e aperfeiçoando as práticas para que tenhamos, no final do ano letivo, um belíssimo resultado com diversas variedades de plantios”, comemorou a diretora. 
    “Foi uma experiência muito agradável, o primeiro contato com a um pouco da rotina de plantio e cultivo da terra. Um grande aprendizado”, finalizou o aluno Doubbert Blini, um dos que plantou a horta. 
 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog