Aparecida do Taboado (MS) – Na manhã desta quarta-feira, 19, no Centro Cultural e Pedagógico “Professor Agrício José Tolentino”, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou uma reunião com representantes de diversos segmentos para a formação de uma “Comissão Municipal de Geografia e Estatística” em Aparecida do Taboado.
O objetivo do IBGE é reunir dados para o Censo Agropecuário, realizado a cada 10 anos. O encontro foi conduzido por Renata Santana da Cruz, coordenadora de subárea do IBGE e Laisla Fernanda Silva Moura, agente de pesquisa e mapeamento.
Participaram da reunião: representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, Polícia Militar Ambiental e AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).“Houve a participação de representantes destes órgãos, no entanto outros podem ser inclusos para contribuir com a realização do Censo Agropecuário”, explicou Renata.
O Censo Agropecuário é um retrato completo do setor agropecuário do Brasil em cada um dos seus municípios. Ele é realizado com a finalidade de conhecer a estrutura, uso da terra e a produção agropecuária e efetivos de animais.
O Censo produz dados importantes para a elaboração de políticas públicas e produz dados que também são utilizados por outros seguimentos da sociedade para que possam realizar pesquisas que beneficiem suas atividades.
“A reunião foi muito produtiva, porque os presentes puderam conhecer a forma como é realizado o Censo e a importância e se colocaram à disposição para fornecer o apoio que o IBGE necessita nessa coleta”, falou.
A coleta inicia no dia 1 º de outubro deste ano e é feita durante cinco meses. O que o IBGE solicita aos membros é suporte para treinamento dos recensiadores (pessoas contratadas pelo IBGE para fazer a coleta dos dados censitários direto no campo) e auxílio quanto ao deslocamento pelo território rural, como fornecimento de mapas e indicação de melhores rotas.
“Todas as propriedades rurais do município, assim como no Brasil, serão visitadas pelo recenseador. É importante que prestem as informações para a elaboração de um retrato fiel à realidade. Importante ressaltar que as informações retratadas ao IBGE não são fornecidas a nenhum órgão de fiscalização, tampouco divulgadas individualmente e tem como finalidade exclusiva a produção de dados estatísticos”, concluiu Renata.